Rui Car
17/09/2021 15h07

SC tem alerta para temporais com raios, ventania e risco de enxurradas; veja as cidades

No Centro-Leste do Estado, a chuva ocorre em pancadas, que podem ficar mais fortes em um curto período de tempo acompanhadas de raios

Assistência Familiar Alto Vale
Defesa Civil alerta para temporais (Foto: Defesa Civil de SC / Divulgação)

Defesa Civil alerta para temporais (Foto: Defesa Civil de SC / Divulgação)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A semana se encerra com o dia nublado e chuva em boa parte de Santa Catarina. Por volta das 9h desta sexta-feira (17), a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para temporais isolados com raios, ventania e granizo.

 

Essa condição se dá pela atuação de uma área de baixa pressão que deixa o tempo instável em Santa Catarina.

 

O alerta vale para as seguintes regiões: Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. No Litoral Sul, os ventos podem chegar aos 60 km/h.

 

Veja no mapa as cidades com alerta para temporais:

 

Defesa Civil alerta para temporais – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

Defesa Civil alerta para temporais (Foto: Defesa Civil de SC / Divulgação)

No Centro-Leste do Estado, a chuva ocorre em pancadas, que podem ficar mais fortes em um curto intervalo de tempo acompanhada de raios. Nessa área, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

 

E a chuva não para por aí. Até a manhã de sábado (18), a condição é de chuva pontualmente intensa, com volumes altos em um curto período de tempo. Entre o Extremo-Oeste e Oeste, a chuva vem em forma de temporais, com risco moderado para ocorrências.

 

Nas áreas em laranja do mapa em destaque, os acumulados podem passar dos 100 mm, com risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

 

Diante desse cenário, para evitar acidentes com descargas elétricas, a Defesa Civil recomenda que o cidadão busque um local abrigado, longe de árvores, placas e postes de energia. Deve-se ficar longe de janelas e os aparelhos eletrônicos devem ser desligados.

 

Para se proteger de inundações e alagamentos, a pessoa deve evitar o contato com as águas e não dirigir em locais alagados; evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidar com crianças próximas a rios ou ribeirões.

 

Com relação aos deslizamentos de terra, a pessoa deve ficar atenta à inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra próximo à residência; aparecimentos de rachaduras em paredes ou muros.



SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares