Rui Car
22/11/2021 16h21

SC tem menor índice de abstenção do Sul do Enem, mas bate recorde e tem 24% faltantes

Cerca de um a cada quatro estudantes faltou ao primeiro dia de prova em SC, conforme dados preliminares do Inep

Assistência Familiar Alto Vale
A Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, foi um dos locais de prova do Enem 2021 (Foto: Moisés Stuker / ND TV)

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, foi um dos locais de prova do Enem 2021 (Foto: Moisés Stuker / ND TV)

Delta Ativa

No primeiro dia de provas, realizado neste domingo (21), Santa Catarina registrou taxa de abstenção de 24% no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de um candidato a cada quatro faltou. Apesar disso a taxa caiu mais da metade se comparada ao ano anterior, quando 52,8% dos alunos não compareceram para realizar o exame.

 

Os dados ainda são preliminares e foram apresentados durante a coletiva de imprensa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Entre os estados do Sul do Brasil, Santa Catarina teve o menor índice de abstenção. Os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul tiveram taxas de abstenção 25% e 24%, respectivamente.

 

Em todo o Brasil o número chegou a 26,1%, número menor que o registrado na prova anterior (51,5%). Apesar da queda os resultados ainda são negativos. Isso porque o país também teve queda na quantidade de candidatos: entraram nas salas de prova cerca de 2,3 milhões de alunos – nos anos anteriores o Enem recebia o dobro de pessoas.

 

O primeiro exame foi voltado para questões objetivas de linguagem e ciências humanas. Já a redação teve como tema “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A correção e o gabarito da prova podem ser conferidos neste link.

 

Baixo número de candidatos

 

Ao Estadão o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou que a baixa adesão ocorreu por conta dos prejuízos de ensino sofridos pelos alunos durante a pandemia. Na edição anterior inúmeros problemas relacionados ao limite de ocupação das salas impediram que inscritos realizassem a prova.

 

Foi um número significativo porque sem o Enem uma série de outros passos da educação brasileira sofreria atraso que poderia prejudicar mais ainda os jovens que querem acender ao ensino superior”, disse Ribeiro. “São pessoas que resolveram enfrentar todas as dificuldades.”

 

O segundo dia de aplicação de prova ocorre no próximo domingo (28). Os inscritos solucionarão de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

 
Fonte: Felipe Bottamedi / ND+
Justen Celulares