Rui Car
11/05/2023 08h39 - Atualizado em 11/05/2023 13h52

SC terá fim de semana “congelante” com temperaturas abaixo de 0°C

Alerta da Defesa Civil mostra que as temperaturas vão despencar no Estado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Santa Catarina terá fim de semana congelante, segundo a Defesa Civil do Estado. De acordo com a pasta, um sistema de alta pressão fará as temperaturas despencarem a partir desta quinta-feira (11), com previsão de geada e mínimas abaixo de 0°C.

 

A previsão alerta ainda que as chances de geadas são maiores ao amanhecer no Grande Oeste, nos planaltos, no Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana.

 

Em Florianópolis, a Defesa Civil municipal alertou a população para a previsão de frio intenso. Segundo a pasta, nos amanheceres de sexta-feira (12) e sábado (13) as temperaturas podem chegar a 9º, as mais baixas desde que o outono começou.

 

A prefeitura reforçou o pedido para que a população fique atenta para prevenir o desenvolvimento de doenças respiratórias e outros problemas de saúde, por conta do frio intenso. Nesta quinta-feira (11) e no próximo domingo (14), os termômetros prometem marcar 12º durante o amanhecer na cidade.

 

Previsão para esta quinta-feira (11):

 

  • Litoral Norte: 15°C/24°C
  • Planalto Norte: 4°C/20°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 13°C/21°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 7°C/21°C
  • Vale do Itajaí: 6°C/21°C
  • Litoral Sul: 10°C/23°C
  • Planalto Sul: 0°C/17°C
  • Meio-Oeste: 4°C/18°C
  • Oeste: 4°C/20°C
  • Extremo Oeste: 6°C/20°C.

 

Já sexta-feira (12), a condição será de predomínio de sol com variação de em grande parte do estado. Segundo a Defesa Civil, há chance de  chuva fraca e isolada nas áreas litorâneas no extremo do dia. Há chance de ocorrência de geada no Planalto Sul e nos pontos mais altos do Meio-Oeste, do Planalto Norte e da Grande Florianópolis Serrana.

 

As temperaturas mínimas ficam próximas e abaixo de zero na Serra, oscilam entre 1 e 5°C no Planalto Sul e nos pontos mais altos do Meio-Oeste e do Planalto Norte. Variam entre 9 e 16°C no litoral e em áreas próximas e entre 7 e 11°C nas demais regiões. As máximas ficam entre 13°C e 17°C no Planalto Sul, oscilam entre 17°C e 22°C no baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte e variam entre 16°C e 19°C nas outras regiões.

 

O sábado (13) e o domingo (14) terão novamente sol e variação de nuvens em Santa Catarina. As temperaturas seguem baixas nas madrugadas, amanheceres e noites, mas com mínimas e máximas aumentando gradualmente, comparadas aos dias anteriores.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares