Rui Car
13/05/2023 08h28

SC terá sol e temperaturas baixas no final de semana do Dia das Mães

Amanhecer de sábado e domingo deve alcançar temperaturas negativas na Serra e no Meio-Oeste

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Durante o final de semana, 13 e 14 de maio, Santa Catarina segue com a atuação de uma massa de ar seco que atinge o Sul do Brasil, mantendo o tempo frio, ensolarado e condições estáveis para os próximos dias.

 

O vento continua soprando com intensidade fraca a moderada, com rajadas de vento ocasionais, em torno de 50 km/h no Litoral Sul.

 

Neste sábado (13), com condições para geada em pontos da Serra e do Grande Oeste e presença do sol entre nuvens, o amanhecer deve ter um pouco mais de nebulosidade e alcançar temperaturas mínimas próximas de -1°C na Serra, 0°C no Meio-Oeste, variar entre 11°C a 14°C na faixa litorânea e oscilar entre 5°C a 10°C nas demais regiões de Santa Catarina.

 

No período da tarde, as máximas chegam aos 17°C na Serra e variam de 18°C a 22°C no resto do Estado.

 

O domingo (14) de Dia das Mães começa com previsão de sol SC — apenas em algumas localidades do Litoral Sul a presença de nuvens deve ser um pouco maior, por conta do transporte de umidade. Há chances de geadas nas áreas dos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana.

 

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o amanhecer terá temperaturas mínimas de -2°C a 3°C em localidades da Serra e Meio-Oeste; de 12°C a 17°C na faixa litorânea; e de 4°C a 10°C em grande parte do Estado. À tarde, os termômetros alcançam os 18°C na Serra e variam de 19°C a 25°C nas demais regiões.

 

Conforme a Epagri/Ciram, ao longo da tarde do domingo, pode ter aumento de nuvens por conta do deslocamento de uma frente fria. Este mesmo fenômeno também fará com que as temperaturas sejam elevadas durante a tarde e diminuam ao longo do dia.

 

Já na segunda-feira (15), a passagem de uma frente fria oceânica favorece a maior presença de nuvens e chance de chuva isolada no litoral. Nas demais regiões do estado, dia com predomínio de sol.

 

Terceiro dia abaixo de 0°C em SC

 

Pelo terceiro dia consecutivo, diversas cidades de Santa Catarina amanheceram abaixo de 0ºC. As menores temperaturas foram registradas em Urupema, na Serra, que registrou -0,48ºC, e em Curitibanos, no Meio-Oeste, onde os termômetros marcaram -0,06ºC. A previsão, segundo a Defesa Civil, é de que o frio continue em Santa Catarina nos próximos dias.

 

Fonte: Cairê Antunes / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares