Rui Car
17/08/2020 14h14

Secretaria de Agricultura de Rio do Campo continua prestando serviço durante a pandemia

O setor veterinário do município recebe anualmente estagiários e estudantes de cursos técnicos

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: JATV

Fonte: JATV

Delta Ativa

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Agricultura de Rio do Campo não deixou de desenvolver seus trabalhos. Grandes ações foram desenvolvidas ao longo do ano, mesmo com restrições e cuidados.

 

Em 2020, o município sediou o Seminário Estadual de Ovinocultura que contou com palestras e exposição de ovinos. O evento teve o intuito de incentivar a produção desses animais observando a crescente demanda da cultura fomentada por um frigorífico instalado em Rio do Campo.

 

A Secretaria firma parceria com empresas para facilitar o acesso do produtor à alevinos e mudas frutíferas. Este ano, duas campanhas entregaram cerca de 22 mil unidades de alevinos e recentemente, 600 mudas frutíferas.

 

15976836440202

 

Na área de melhoramento genético animal foram realizadas mais de 450 inseminações das raças Jersey, Holandesa e Montbeliard com sêmen de touros provados.

 

O atendimento veterinário aos produtores foi ampliado com a contratação de mais uma médica veterinária. Dessa forma, já foi possível realizar quase 500 atendimentos veterinários à campo, atendendo as mais variadas áreas além de atendimentos técnicos no escritório da Secretaria.

 

Esses atendimentos contemplam vários tipos de chamado. Mas o principal foco está na área de animais de produção, que se constituem de uma das principais fontes de renda do produtor rural do município. São realizados desde atendimentos clínicos para avaliação e diagnóstico de doenças.

 

Os profissionais veterinários acompanham casos de ‘Tristeza’ Parasitária Bovina, Hipocalcemia, Mamites, síndromes metabólicas, intoxicações de origem alimentar e por plantas tóxicas ou intoxicações acidentais por uso de pesticidas/herbicidas. Também podem ser realizados procedimentos cirúrgicos para a correção de patologias digestivas, cirurgias obstétricas, além de atendimentos ginecológicos e diversos outros procedimentos.

 

O setor veterinário do município recebe anualmente estagiários e estudantes de cursos técnicos em agropecuária e agroecologia de Institutos Federais e Escolas Agrotécnicas que realizam estágios profissionalizantes ou curriculares na área, como forma de complementar seus estudos.

 

15976836436250

 

O município possui convênios com órgãos estaduais como Epagri e Cidasc que tem em seu corpo técnico Engenheiro Agrônomo, Técnico Agrícola e Médica Veterinária. Esses profissionais auxiliam diversas atividades e programas voltados ao produtor rural, entre eles projetos de crédito rural com ênfase no enquadramento pelo programa do governo menos juro, troca-troca de milho, calcário, kit forrageira, kit solo saudável, declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), laudos de seguro agrícola, reunião com grupo de produtores, assessoramento ao CMDR, orientações para produção de diversas atividades, implantação de diversas tecnologias como aplicação do pó de rocha, cisterna, biodigestor e energias fotovoltaicas.

 

Recentemente Rio do Campo implantou o Serviço de Inspeção Municipal. Atualmente, o município conta com uma empresa ativa na área Entreposto Cárneo em Supermercado e há mais duas em andamento para implantação. Com o consórcio da Amavi Rio do Campo quer implantar o SISBI-SUASA para ampliar a área de venda em todo território nacional.

 

A Secretaria de Agricultura de Rio do Campo também é responsável por inspeção em frigorifico de ovinos através de convênio da Cidasc, que também possui escritório local voltado na fiscalização de sanidade animal.

 

Em 2020, mais 1.300 toneladas de calcário foram transportadas aos produtores do município para suplementar as necessidades de correção dos solos e permitindo melhorias em suas produtividades.

 

Também neste ano, a Secretaria foi contemplada com uma retroescavadeira nova. A máquina vai trabalhar nos acessos a propriedades e também prestará serviços aos agricultores do município. Três veículos com cinco lugares já estão licitados e devem ser entregues nos próximos dias. Além disso, a Secretaria contou com novos materiais para escritório deixando melhor as condições para trabalho.

 

Os novos veículos vão somar a um grande conjunto de implementos agrícolas adquiridos nos últimos anos, que foram distribuídos às associações de agricultores do município, ultrapassando mais de 2 milhões de reais investidos.

 

Diversos cursos em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais e Senar foram realizados para capacitação e aprimoramento dos produtores rurais nas mais diversas áreas, sendo que para realização de novos cursos os produtores podem procurar a Secretaria de Agricultura para inscrição ou solicitação de novas turmas.

 

15976836438371

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

 
 
 
 
 
 
 
 
Justen Celulares