Rui Car
20/04/2018 11h00 - Atualizado em 19/04/2018 17h18

Secretaria de Saúde de Pouso Redondo promove curso para gestantes

Assistência Familiar Alto Vale
Diego Miguel Borba

Diego Miguel Borba

Delta Ativa

Na noite desta quarta-feira (18), foi realizado o último dos cinco encontros do curso para gestantes promovido pela Secretaria de Saúde de Pouso Redondo e organizado pela enfermeira Rosimary Claudino. Este curso buscou orientar, informar e esclarecer aos futuros pais sobre elementos importantes ligados à gravidez, parto, puerpério e o recém-nascido.

 

O curso foi realizado sempre nas quartas-feiras, das 19h30 às 21h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. No primeiro encontro, dia 21 de março, a enfermeira Rosimary Claudino falou sobre a importância da assistência no pré-natal, a assistente social Edna Aparecida Dias explicou sobre os direitos das gestantes e a farmacêutica Anna Lice Nardelli Mengarda discorreu sobre a medicação na gestação.

 

O segundo encontro, no dia 28 de março, abordou o crescimento do bebê, com a enfermeira Simone Vieira; a alimentação da gravidez, com a nutricionista Janaína Bitencourte; e a alteração músculo-esqueléticas, com a fisioterapeuta Natasha David, que também realizou exercícios com as participantes.

 

No dia 4 de abril, os assuntos foram amamentação, com a enfermeira Solange Marques de Souza; o vínculo entre mãe e bebê, com a psicóloga Simone Silveira Machado Martins; e a odontologia na gestação, com o cirurgião dentista Fábio Cardoso Pereira. Neste dia, houve também sorteio de brindes.

 

No dia 11, o curso ofereceu explicações sobre o parto (normal x cesárea), com a médica Juliana Gonzales; puerpério, com a enfermeira Camila Vendramin; e planejamento familiar, com a enfermeira Andreia Pacheco.

 

Neste último encontro do dia 18, os temas foram os cuidados com o recém-nascido, com a médica Juliana Gonzales e a enfermeira Daniele Fernandes; e vacinas, com a enfermeira Liliane Jurk Felizardo. As participantes receberam um certificado e um kit com toalha, gaze, cotonete e repelente.

 

De acordo com a secretária de Saúde de Pouso Redondo, Daniele Fernandes, este curso será realizado novamente em setembro.

Justen Celulares