Rui Car
26/04/2017 13h25 - Atualizado em 26/04/2017 10h45

Secretário adjunto de Cultura de Pouso Redondo participa de seminário sobre turismo em Florianópolis

Cada uma das regiões turísticas teve oportunidade de falar sobre as demandas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nesta terça-feira (25), o Secretário adjunto de Cultura de Pouso Redondo, Adair Felizardo, participou do primeiro Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL), abordou o tema “Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos”, com o objetivo discutir e reforçar o planejamento para o desenvolvimento do setor em todas as regiões do Estado.

 

O seminário contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan; do presidente da Santur, Valdir Walendovisk; e do secretário nacional de Estruturação do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima.

 

De acordo com o secretário adjunto de Cultura de Pouso Redondo, há mais de 20 anos não era realizado um encontro de secretários de Turismo em Santa Catarina. “O seminário foi muito positivo, nos apresentaram diversas orientações”, conta Felizardo.

 

Segundo Pavan, o seminário deve despertar ainda mais a grande indústria do Turismo, que representa 12,5% do PIB do Estado. Neusvaldo Ferreira Lima explicou que Santa Catarina sempre foi um estado muito ativo na busca de recursos em Brasília, especialmente no Ministério do Turismo: “O volume hoje para Santa Catarina é de R$ 39 milhões de recursos em contas correntes aguardando medições de obras. Nossa proposta é orientar e apresentar como fazer para que essas obras possam ser executadas”, disse. Neusvaldo destacou que há 239 contratos de obras celebrados com o Ministério do Turismo. Desse total, 116 estão paralisados por conta de questões burocráticas, como medições e falta de documentos. Há ainda 101 obras não iniciadas e 22 em andamento.

 

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Turismo, gestores e demais servidores públicos municipais envolvidos com a temática. Durante todo o dia os participantes puderam acompanhar painéis e palestras com foco na gestão e capacitação do setor. Uma equipe esteve disponível para orientar os gestores dos municípios, atendendo individualmente cada cidade e apresentando o andamento das obras e os contratos vigentes, especialmente aquelas que estão paralisadas ou atrasadas. No final da tarde, cada uma das regiões turísticas teve oportunidade de falar sobre as demandas e desafios regionais.

Justen Celulares