Rui Car
02/02/2021 08h47

Segunda dose da vacina Coronavac é enviada às cidades de Santa Catarina

Mais de 70 mil doses devem completar a imunização de pessoas que já receberam a primeira aplicação

Assistência Familiar Alto Vale
Segunda dose da vacina é aplicada 15 dias após a primeira (Foto: Julio Cavalheiro/Secom)

Segunda dose da vacina é aplicada 15 dias após a primeira (Foto: Julio Cavalheiro/Secom)

Delta Ativa

A segunda dose da vacina contra o coronavírus da empresa Sinovac/Butantan começa a ser distribuída às cidades de Santa Catarina nesta terça-feira (02), informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os imunizantes – 71.049 doses – serão enviados primeiro às 17 unidades de Vigilância Epidemiológica descentralizadas, que repassarão aos municípios o material. 

 

As doses devem ser usadas para completar o ciclo de imunização daqueles que já receberam a primeira dose. As duas aplicações são necessárias, com intervalo de 15 dias entre elas, para que façam o efeito esperado. 

 

O envio das cargas começou ao amanhecer do dia e conta com escoltas das equipes de segurança pública. Para as centrais mais distantes, como Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste, o material será enviado por via aérea. Para a Grande Florianópolis, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Araranguá, Mafra, Lages e Rio do Sul o material segue através das rodovias. 

 

Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou a agilidade da distribuição das vacinas no Estado: 

 

– O Estado não tem medido esforços para garantir que esse material seja entregue às regionais, e consequentemente, aos municípios, o quanto antes. Permitindo assim que possamos rapidamente avançar nas etapas de imunização

 

A primeira dose começou a ser aplicada no dia 18 de janeiro, poucas horas depois da chegada da primeira remessa do imunizante ao Estado. Essas pessoas devem completar a imunização contra o coronavírus ainda nesta terça-feira. 

 

Até o dia 26 de janeiro, 48,7 mil pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus, segundo balanço preliminar divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). O levantamento do governo estadual foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, mas nem todas as cidades tinham divulgado suas informações até a ocasião, o que indicava um número maior de aplicações.


POR: CLARISSA BATTISTELLA – DIÁRIO CATARINENSE / NSC TOTAL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares