Rui Car
16/04/2024 08h19

Semana segue com viradas do tempo em Santa Catarina

Sistema será responsável por trazer chuvas a Santa Catarina por conta de um ciclone extratropical intenso

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Os eventos climáticos extremos, como as chuvas torrenciais que caíram em Santa Catarina nos últimos dias, não devem parar muito cedo. Segundo a Epagri/Ciram e Defesa Civil, esta será uma semana de muitas viradas no tempo. Nos próximos dias o Estado enfrentará mais chuvas intensas, a passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone, seguida de abertura de sol e uma queda brusca nas temperaturas, com possibilidade inclusive de geada.

 

Nesta segunda-feira (15), a umidade e a circulação marítima deixaram o tempo instável no Estado, trazendo mais chuvas volumosas. A partir desta terça-feira (16), outro sistema será responsável por trazer chuvas a Santa Catarina por conta de um ciclone extratropical intenso que está se formando na Argentina. O fenômeno trará uma frente fria que provocará instabilidades no tempo na região Sul do Brasil.

 

Essa frente fria se aproxima de Taió e derruba as temperaturas na região a partir desta quarta-feira (17). No município, nesta terça, os termômetros marcam entre 20ºC e 23ºC.

 

Já na quarta, o ciclone se afasta e dá espaço para uma massa de ar seco e frio, fazendo com que a chuva dê uma trégua. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri Ciram, o tempo deve ficar aberto, com predomínio de sol por quatro ou cinco dias.

 

Neste período, as temperaturas devem cair consideravelmente, com previsão inclusive, de geadas nas áreas mais altas da Serra no amanhecer da próxima quinta-feira (18).

 

Tempo em Santa Catarina

 

Desde a última quarta-feira (10), o estado de Santa Catarina está sendo atingido por fortes chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos e deixaram diversas famílias desabrigadas. Em alguns municípios, serviços de educação e saúde estão suspensos até que a situação se amenize.

 

Fonte: Maria Magnabosco / Diário Catarinense / NSC Total / Rádio Educadora 90,3 FM
Justen Celulares