Rui Car
16/04/2024 20h57 - Atualizado em 17/04/2024 09h00

Senado aprova a PEC que criminaliza porte e posse de drogas; veja como votaram os catarinenses

Proposta é vista como uma resposta ao STF sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Pixabay

Foto: Divulgação / Pixabay

Delta Ativa

Em votação de dois turnos, o Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC (proposta de emenda à Constituição)  que torna crime no Brasil o porte e a posse de drogas ilícitas em qualquer quantidade. Em 1º turno, a proposta foi aprovada por 53 votos a 9. No 2º turno, foram 52 votos a 9. O texto agora segue para votação na Câmara.

 

A PEC foi proposta pelo próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e é vista como uma resposta ao STF (Supremo Tribunal Federal), sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

 

Por ser uma emenda à Constituição, o texto passou por duas votações no Senado. A única diferença entre os 53 votos favoráveis no 1º turno e os 52 favoráveis no 2º foi a ausência da Zenaide Maia (PSD-RN), que votou sim na primeira votação e não compareceu à segunda.

 

A emenda constitucional proposta por Pacheco adiciona ao artigo 5º da Constituição o seguinte texto: “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização”.

 

Traficantes X Usuários

 

Antes da votação em plenário, o relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) senador Efraim Filho (União-PB), adicionou uma emenda à PEC para distinguir traficantes e usuários de drogas.

 

A alteração de Efraim indica que caberá à polícia determinar a diferença entre usuário e traficante, diferenciando com base nas circunstâncias específicas de cada caso.

 

Como catarinenses votaram sobre o porte de drogas?

 

Todos os três senadores de Santa Catarina votaram pela aprovação da PEC que criminaliza a posse e o porte de drogas. São eles:

 

Esperidião Amin (PP)

Jorge Seif (PL)

Ivete da Siveira (MDB)

 

Fonte: ND+
Justen Celulares