Rui Car
04/11/2020 09h44 - Atualizado em 04/11/2020 15h59

Série “Prefeitos de Taió”: Bertoldo Jacobsen

De 12/02/1949 à 30/09/1949

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Estamos há 11 dias de decidir o novo prefeito da cidade de Taió e a Rádio Educadora traz ao amigo internauta um pouco da nossa história, relembrando os prefeitos que administraram nosso município nestes mais de 71 anos de emancipação político-administrativa. A série “Prefeitos de Taió”, trará dados sobre a gestão destes prefeitos, frisando os principais feitos de cada um deles para o desenvolvimento da cidade de Taió. Os dados históricos têm como base o livro “Das Clareiras da Barra do Tayó – Um Registro da Nossa Oralidade Histórica”, do professor Fiorelo Zanella. 

 

Ao todo, foram 20 mandatos, divididos entre 17 candidatos diferentes (alguns foram reeleitos). 

 

Iniciaremos nossa série falando de Bertoldo Jacobsen, o primeiro prefeito de Taió. Jacobsen teve grande envolvimento na luta pela emancipação de nossa cidade. Foi um dos grandes responsáveis na luta pelo desmembramento de Rio do Sul. Após a conquista e instalação oficial do município em 12 de fevereiro de 1949, Bertoldo assume como prefeito provisório, até a realização das eleições que definiriam o prefeito eleito. Poucas obras pôde realizar, pois ficou no governo menos de oito meses. Conseguiu amenizar bastante a dívida contraída do município de Rio do Sul, que era considerada grande demais para a nova cidade.

 

O primeiro decreto foi assinado em 14 de fevereiro de 1949 e determinou a tabela numérica de mensalistas (TNM), dando as referências e seus respectivos salários. Estes variavam de Cr$ 250,00 a Cr$ 2.000,00, sendo que o maior salário era do secretário e o menor o do professor auxiliar não-titulado.

 

Bertoldo Jacobsen assumiu o comando de Taió e trabalhou sem contar com a Câmara de Vereadores, que seria eleita apenas na segunda metade daquele ano. Por isso “O jeito foi sentar à mesa, contratar os primeiros funcionários, fazer as compras e pôr mãos à obra”, disse ele em entrevista no ano de 1983.

 

Entre as principais obras, deu início ao projeto para a compra do terreno para o Posto Agripecuário, cuidou das estradas, construiu pontilhões e outras obras mais urgentes. Lutou incansavelmente para a construção da Ponte Walter Schmitz (próxima ao Clube 25 de Julho), que só seria erguida em 1955. Uma de suas principais ações foi a demarcação da divisa do município “que na época era muito grande e ele e o Luizinho Bertoli acompanharam passo a passo”, comentou sua esposa Erica Jacobsen em entrevista no ano de 1998.

 

Sempre se orgulhava de ter feito a ponte da localidade de Barra do Lobo e tinha ela como uma de suas principais obras. Atualmente esta ponte não está mais em uso. “Ele sempre dizia: Isto aqui é um ‘demkstein’ (pedra fundamental) meu, e ainda hoje está servindo”, frisou dona Erica.

 

Bertoldo Jacobsen deixou o comando do município em 30 de setembro de 1948, sendo substituído pelo primeiro prefeito eleito de Taió: Alfredo Cordeiro. Mas esta história contaremos no próximo capítulo…

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Obs: Ao reproduzir este conteúdo, favor creditar para: Rádio Educadora 90.3 FM / Portaleducadora.com

Justen Celulares