Rui Car
17/11/2022 11h06

Serra Catarinense amanhece com a paisagem “branquinha” e geada bate recorde em novembro

Somente no mês de novembro foram registrados 11 dias com geadas no estado

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Climaterra / Divulgação

Fotos: Climaterra / Divulgação

Delta Ativa

A Serra Catarinense amanheceu com os campos cobertos de gelo nesta quinta-feira (17). Somente no mês de novembro foram registrados 11 dias com geadas no Estado. Durante o ano, as geadas marcaram presença em 137 dias, batendo recorde deste fenômeno em Santa Catarina.

 

O meteorologista Piter Scheuer explica que essa condição está associada ao fenômeno da La Niña. Esse fenômeno climático resfria as águas do oceano pacífico equatorial e mantém massas de ar frio aprisionadas por um período prolongado no Polo Sul e, devido a isso, há uma compensação climática.

 

Ainda segundo Piter, em julho deste ano houve duas ondas de calor fora de época, desta forma, a atmosfera visa estar em constante equilíbrio e está liberando as massas de ar frio nesta época do ano trazendo uma sensação de inverno fora de época.

 

A Serra catarinense amanheceu com os campos cobertos de gelo nesta quinta-feira (17). - Climaterra/Divulgação/ND

 

Graus negativos

 

Na cidade de Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, os termômetros nesta manhã de quinta-feira registraram a temperatura mais baixa do mês de novembro, por volta das 5h30, a temperatura estava por volta dos -2,4ºC .

 

No estado, outras cidades também registraram temperaturas baixas para a época do ano. Confira nas imagens:

 

No Estado, outras cidades também registraram temperaturas baixas para a época do ano. – Foto: Climaterra/Divulgação/ND

Arte: Climaterra / Divulgação

 

Piter Scheuer ressalta que as geadas não são generalizadas, elas ocorrem em pontos bem específicos da região serrana do Estado como baixadas (áreas abertas e rodeadas de montanhas) e vales. Ainda segundo ele, essa condição pode se estender por alguns dias, porém, não descarta a possibilidade de ocorrência de frio fora de época também no mês de dezembro.

 

Veja como fica o clima nas outras regiões do estado nesta quinta-feira:

 

A condição climática em Santa Catarina está passando por alguns extremos na região da Serra. Nas demais regiões de Santa Catarina, o clima está típico para o início do verão com temperaturas em elevação no decorrer do dia.

 

Nesta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil, um sistema de alta pressão influencia nas condições do tempo e mantém o dia ensolarado em todas as regiões, podendo alcançar os 30ºC na região litorânea do estado.

 

As temperaturas mínimas ficam entre 5°C e 10°C entre os planaltos e Meio-Oeste, variam de 15°C a 19°C nas áreas costeiras e oscilam entre 11°C e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas máximas ficam em torno dos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 30°C no restante do Estado.

 

Condições do vento e do mar:

 

Os ventos sopram de sudeste/leste em toda Santa Catarina, com intensidade fraca. Não existe alerta para o risco de ocorrência de evento extremo relacionados ao vento para o estado.

 

Ondas de direção sul no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com altura entre 0,5 m e 1,0 m. No Litoral Norte, ondas de sudeste/leste, com altura de até 0,5 m.

 

Vai dar praia? Confira a condição do tempo para os próximos dias:

 

Na sexta-feira (18), o sistema de alta pressão se desloca ligeiramente em direção ao oceano. Esta condição faz com que os ventos soprem de Leste e provoquem um leve aumento de nebulosidade entre os Planaltos e o Litoral catarinense.

 

Epagri/Ciram informa que permanece a condição de geada isolada no Planalto Sul e Serra. As temperaturas mais elevadas na parte da tarde ocorrem nas regiões do Extremo Oeste e Oeste catarinense.

 

O dia inicia com temperaturas entre 6°C e 9°C entre os Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. As temperaturas se elevam rapidamente durante o dia, chegando aos 30°C nos municípios do Extremo Oeste e Oeste com divisa com o Rio Grande do Sul.

 

Condição do tempo para o final de semana:

 

No sábado (19), o sistema de alta pressão atmosférica segue influenciando o tempo em Santa Catarina. Os ventos que sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada, favorecem a formação de algumas nuvens entre o Litoral e áreas próximas, porém o predomínio ainda é de sol em todas as regiões.

 

As temperaturas  mínimas no amanhecer, variam entre 6°C e 10°C no Meio-Oeste e planaltos, de 11°C a 13°C no Extremo Oeste e Oeste e de 11°C a 17°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas ficam entre 26°C e 39°C no Grande Oeste, Litoral sul, Planalto e Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí.

 

Entre o domingo (20) e a segunda-feira (21), o retorno da umidade para o sul do Brasil e a formação de áreas de instabilidades na atmosfera provocam aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre os planaltos e o Grande Oeste de Santa Catarina.

 

Fonte: Luiz Fernando Dresch / ND+
Justen Celulares