Rui Car
13/08/2017 10h30 - Atualizado em 11/08/2017 13h37

Servidora compara presídios catarinenses e alemães a partir do trabalho prisional

Assistência Familiar Alto Vale
TJ/SC

TJ/SC

Delta Ativa

O Justiça Legal desta semana traz entrevista exclusiva com a assessora jurídica da comarca de Itajaí Ana Paula Zimmermann. Recentemente, a servidora lançou o livro “Trabalho Prisional – Um estudo comparado realizado nos presídios masculinos de Florianópolis, Santa Catarina (Brasil), e de Konstanz, Baden-Württemberg (Alemanha)”, em que, como o próprio nome sugere, ela demonstra como as duas instituições lidam com a questão do trabalho dentro dos presídios, com resultado surpreendente.

 

O trabalho de tutela e curatela desenvolvido em alguns hospitais psiquiátricos do Estado vai muito além da organização financeira dos pacientes pelos curadores e tutores, ensinando-lhes a ter as rédeas de suas vidas através de práticas bastante simples porém relevantes. A equipe do Justiça Legal foi até o Hospital Santa Tereza, localizado em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, para mostrar as peculiaridades da história dos residentes de um hospital que já foi considerado uma verdadeira cidade, até mesmo com moeda própria.

 

Em Joinville, os juízes Yhon Tostes e Gustavo Marcos de Farias têm alcançado resultados significativos em conciliações utilizando a plataforma do Governo “consumidor.gov”. Com a prática, tem diminuído o número de processos nas respectivas varas, alguns em fase inicial. Para entender como isso é feito, acompanhe a reportagem na próxima edição do Justiça Legal.

 

O Justiça Legal, programa de TV do Poder Judiciário de Santa Catarina que integra a grade da TV Justiça, TV Floripa e TV Câmara de Blumenau, vai ao ar todas as sextas-feiras, às 18 horas, na TV Floripa (canal 4 da Net), e às 23h10min na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net). Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto às terças, quartas e quintas-feiras na TV Justiça (canal 14 da Net) ou no canal do TJ no YouTube.

Justen Celulares