Rui Car
26/10/2021 13h54 - Atualizado em 27/10/2021 14h19

Servidores públicos de Ibirama recebem capacitação para agir em situações de emergência

Capacitação foi ministrada pela equipe do Corpo de Bombeiros e do SAMU

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, fez a aquisição de um desfibrilador portátil para uso na Unidade Básica de Saúde Dieter Staudinger, no Centro. O investimento, em recursos próprios do município, foi de R$ 7,5 mil.

 

O equipamento tem como função descarregar cargas elétricas na parede torácica de um paciente que se encontra em quadro de arritmia cardíaca, com o objetivo de reverter este quadro em tempo hábil, de maneira que não haja perda ou danos em funções cardíacas e cerebrais.

 

Vale ressaltar que o desfibrilador somente pode ser utilizado caso haja atividade elétrica no coração, em casos em que a atividade elétrica esteja desordenada ou incapaz de bombear o sangue. O desfibrilador, quando usado corretamente sobre as arritmias indicadas, vai “resetar” os impulsos elétricos e tentar revertê-los para voltarem à normalidade.

 

Servidores são capacitados para agir em casos de parada cardiorrespiratória

 

Na quinta-feira (14), membros do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama e servidores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ministraram uma capacitação para os servidores que atuam na UBS do Centro, entre eles, profissionais médicos e de enfermagem, com orientações relativas ao atendimento de pacientes com arritmia cardíaca ou parada cardiorrespiratória.

 

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município, Dianare Cucco, a capacitação e aquisição do equipamento tem como principais objetivos proporcionar segurança aos pacientes atendidos na unidade de saúde. “São dezenas, centenas de pacientes atendidos diariamente, acometidos pelos mais diversos tipos de doenças e enfermidades. Com este equipamento possibilitaremos aos nossos profissionais uma resposta rápida em casos de emergência, até que o paciente possa ser encaminhado a uma unidade hospitalar”, destacou.


Por: Rafael Beling / Prefeitura de Ibirama

Fotos: Secretaria de Saúde de Ibirama

Justen Celulares