Rui Car
17/05/2022 19h41 - Atualizado em 17/05/2022 22h43

Sessões presenciais são retomadas no júri de Rio do Sul após suspensão por quase 3 anos

Estão previstas quatro sessões até o mês de setembro

Assistência Familiar Alto Vale
Fórum de Rio do Sul (Foto: Arquivo / TJSC)

Fórum de Rio do Sul (Foto: Arquivo / TJSC)

Delta Ativa

A comarca de Rio do Sul retoma, a partir do dia 28 de julho, as sessões presenciais do Tribunal do Júri em formato presencial. Desde novembro de 2019, as audiências eram realizadas virtualmente, com transmissão pelo canal do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) no YouTube. A retomada foi permitida através de uma resolução conjunta do dia 10 de maio.

 

Até setembro deste ano, estão previstas 4 sessões, conforme o juiz criminal Cláudio Márcio Areco Júnior. A primeira será no dia 28 de julho. O denunciado que será julgado teria matado outro homem com um machado, no dia 17 de março de 2021, durante uma festa. Os fatos ocorreram em Presidente Getúlio.

 

Denúncia de crime no trânsito

 

O júri do dia 11 de agosto e pautará um homicídio que teria ocorrido no dia 24 de janeiro de 2012. A denúncia aponta que um homem conduzia um carro e colidiu em uma moto. Ele estava embriagado e o acidente acabou matando o motociclista. O crime teria ocorrido na BR-470, no bairro Pamplona, em Rio do Sul.

 

Homem teria matado namorado da ex-companheira

 

A outra audiência está marcada para o dia 15 de setembro. Nesta, estará no banco dos réus um homem acusado de tentar matar o namorado da ex-companheira. A tentativa, com uso de um revólver, teria ocorrido no dia 24 de maio de 2020, no bairro Barragem, também na capital do Alto Vale do Itajaí.

 

No dia 22 de setembro, os jurados também vão se reunir em Rio do Sul para julgar um homem que teria matado um refugiado do Haiti. O crime teria ocorrido no dia 20 de março, no bairro Barra do Trombudo.

 

Primeira sessão com plateia na nova sede

 

Todas as audiências começarão às 9h. Será a primeira vez que a equipe judiciária da comarca de Rio do Sul realizará sessões do júri com plateia, após a construção da nova sede.

 

O último júri, em modelo virtual, foi realizado no dia 5 de maio, com o julgamento do caso Maristela Strighini. O processo não teve a ingressão de recurso por parte da acusação, presumindo-se que todas as partes tenham concordado com o desfecho.

 

Outros júris com maior apelo social são aguardados em Rio do Sul, como os casos Vanisse Venturi e Ana Beatriz.

 

Fonte: Kelley Alves / ND+
Justen Celulares