Rui Car
08/09/2018 11h11 - Atualizado em 08/09/2018 10h55

Setembro Amarelo: ações de alerta e prevenção ao suicídio são adotadas em Trombudo Central

De janeiro a agosto deste ano foram registradas 18 tentativas de suicídio

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Iniciado há 3 anos, o movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, tem como principais objetivos sensibilizar e conscientizar a população sobre o assunto. Para dar força às ações, o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma das entidades mobilizadoras do trabalho no Brasil, estimula a prática de atividades que possam servir de alerta.

 

Em Trombudo Central, a Secretaria de Saúde fez a fixação de cartazes com mensagens de orientação no painel da Unidade Básica de Saúde e também nos corredores onde há circulação de pacientes. Outra medida foi a distribuição de uma cartilha às agentes comunitárias de Saúde, para que elas tenham mais consciência de como lidar e abordar, principalmente, as pessoas com ideação suicida.

 

De acordo com o CVV, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 pessoa a cada 45 minutos no Brasil, o que corresponde a 32 mortes, em média, por dia. Dados da Secretaria de Saúde de Trombudo Central apontam que nos primeiros oito meses deste ano, de janeiro a agosto, foram registradas no município 18 tentativas de suicídio: 15 adultos (81%) e 3 adolescentes (19%). 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É extremamente necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. “O assunto é sério, precisa ser trabalhado e temos uma equipe preparada para atender essas pessoas, formada por ACS, enfermeiros, médicos e psicólogos. Nosso alerta é de que conversar sobre o assunto é uma das melhores formas de prevenção”, orienta a secretária Tânia Bini Azevedo Waltrick.

Justen Celulares