Rui Car
11/12/2020 10h59

Setor de serviços de SC cresceu 1,8% em outubro, diz IBGE

Com o resultado, o Estado chegou ao maior patamar do setor em 2020, superior inclusive na comparação com janeiro e fevereiro

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Murici Balbinot

Foto: Murici Balbinot

Delta Ativa

O volume de vendas do setor de serviços em Santa Catarina cresceu 1,8% na passagem de setembro para outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (11). Com o resultado, o Estado chegou ao maior patamar do setor em 2020, superior inclusive na comparação com janeiro e fevereiro.

 

Na relação com outubro do ano passado, o avanço foi de 2,5%. O principal subsetor que puxou a alta foram os serviços profissionais, administrativos e complementares (+32,3%). Também cresceram os subsetores de outros serviços (+1,2%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+1,1%). 

 

Por outro lado, tiveram queda na comparação anual os serviços prestados à família (-14,9%) e serviços de informação e comunicação (-2,7%). 

 

O volume do setor de serviços foi um dos que mais sofreu durante as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Tanto que o acumulado de 2020 ainda é de retração (-5,7%), assim como o acumulado dos últimos 12 meses (-5%). 

 

Apesar disso, o crescimento da receita supera o crescimento de volume nos últimos anos, o que reflete os percentuais de inflação. O índice fixo que mede a receita bateu recorde em outubro de 2020 (o maior da série histórica), enquanto o índice que mede o volume não retomou os resultados registados em 2015 e 2016. 


FONTE: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares