Rui Car
29/06/2017 15h24 - Atualizado em 29/06/2017 15h25

Sistema Compost Barn de qualidade do Leite é produzida em Mirim Doce

Presidente da Câmara de Vereadores Emir Mengarda e Vereador Nilson Stern visitam propriedade com modelo pioneiro

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria

Assessoria

Delta Ativa

O sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira. Consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado.

 

O Produtor Willi Liebsch Neto que é pioneiro do Projeto em Mirim Doce é um dos primeiros da região afirma que o principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente. O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho.

 

Com 45 vacas das raças holandesas e gersey, Willi produz hoje em torno de 1000 litros diários de leite e diz estar satisfeito com o novo projeto.
O Poder público tem que necessariamente oferecer apoio aos produtores rurais O homem do campo é peça essencial na necessidade de abastecimento alimentar. A demanda por alimento cresce e exige meios mais adequados de produção que não causem danos ao meio ambiente afirma o Vereador Nilson Stern.

 

O alojamento de descanso para o gado leiteiro começou a ser utilizado nos Estados Unidos, na década de 1980. No Brasil, a prática começou a ser utilizada nos últimos anos explica o sr. Manfred (pai de Willi).

 

De início, essa forma de manejo era utilizada apenas em grandes fazendas. Aos poucos, pequenos criadores têm adotado o Compost Barn e obtido bons resultados, esclarece o ex vereador Willi Liebsch Neto, que também já foi secretário de Agricultura e Obras do município de Mirim Doce.

 

Não podemos esquecer que o homem do campo integra a agricultura familiar e é o grande responsável pelos produtos que abastecem as mesas de todos, registra Emir Mengarda (Presidente da Câmara Municipal) e que também é agricultor.

 

Salientamos que toda venda de leite feito pelos produtores aos laticínios é realizada através de nota fiscal, o que garante retorno financeiro através dos impostos gerados e, portanto, todo e qualquer apoio disponibilizado ao setor reverterá em benefícios ao nosso Município, concluem os Vereadores.

Justen Celulares