Rui Car
08/05/2022 12h20

Sobe para 27 o número de cidades em situação de emergência após passagem de ciclone em SC

Segundo a Defesa Civil, foram contabilizadas 7.100 pessoas desalojadas. Houve três mortes

Assistência Familiar Alto Vale
Taió foi uma das cidades mais atingidas no Alto Vale (Foto: Divulgação)

Taió foi uma das cidades mais atingidas no Alto Vale (Foto: Divulgação)

Delta Ativa

O número de cidades de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por conta do ciclone que atingiu o estado no início da semana chegou a 27 neste sábado (07). No balanço da noite de sexta-feira (06), eram 22 municípios.

 

De acordo com dados da Defesa Civil, divulgados às 12h22 deste sábado, 7.100 pessoas seguiam desalojadas e 518 desabrigadas. Três pessoas morreram por conta do mau tempo.

 

Conforme a Defesa Civil, 44 mil pessoas foram afetadas em 121 municípios catarinenses. Duas prisões também foram inundadas pela chuva e moradores ficaram ilhados.

 

Municípios que decretaram Situação de Emergência (SE)Tubarão, Orleans, ForquilhinhaUrubiciMaracajáAraranguáSão JoaquimLagesLaurentinoAlfredo WagnerRio RufinoTaióAnitápolisMonte CarloVideiraMacieiraRio das AntasTangaráRio do OesteAnitápolis, Lauro Muller, São MartinhoArmazémGravatalBraço do NorteGrão Pará e Capivari de Baixo.

 

Tubarão, no Sul de SC, decretou situação de emergência — Foto:  Tiago Ghizoni/ NSC

Tubarão, no Sul de SC, decretou situação de emergência (Foto: Tiago Ghizoni / NSC)

Anitápolis, na Grande Florianópolis, na quinta-feira (5) — Foto: Willian Sabino/NSC

Anitápolis, na Grande Florianópolis, na quinta-feira (Foto: Willian Sabino / NSC)

 

Rodovia que dá acesso ao município de Anitápolis, na Grande Florianópolis — Foto: Willian Sabino/NSC TV

Rodovia que dá acesso ao município de Anitápolis, na Grande Florianópolis (Foto: Willian Sabino / NSC TV)

 

Mortes

 

José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio na tarde de terça-feira (03). As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho.

 

Os socorristas foram acionados para resgate e busca dentro de um córrego no interior do município, mas, segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio e o veículo foi localizado caído com as rodas viradas para cima na região.

 

Na quarta-feira (04), um homem de 45 foi arrastado pela correnteza e morreu em Urubici, também na Serra. Segundo os bombeiros, a vítima tinha sido vista pela última vez na noite anterior, dentro do carro, sendo arrastada pela forte correnteza.

 

Fonte: Caroline Borges / G1 SC
Justen Celulares