Rui Car
17/08/2020 14h49

Sobe para 31 o número de cidades de SC atingidas pelo temporal de sexta-feira

O boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira (17), mostra que 848 pessoas estão desabrigadas

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

Em 31 cidades de Santa Catarina a semana começa com a contagem dos prejuízos e com muito trabalho. O último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta segunda-feira (17), mostra que 848 pessoas estão desabrigadas no Estado por causa do temporal registrado na sexta-feira (14). 

 

 

Ainda segundo a Defesa Civil, dois tornados atingiram as regiões do Meio-Oeste e norte do estado. O primeiro fez um traçado nos municípios de Água Doce, Ibicaré e Tangará. Já o segundo afetou o município de Irineópolis. 

 

Em Água Doce, 80% da cidade foi atingida pelo tornado. A prefeitura chegou a decretar estado de calamidade pública, mas como não houve nenhuma morte esse decreto foi revogado. Onze pessoas ficaram feridas. Um decreto de situação de emergência nível dois será publicado. Cerca de 700 casas foram destelhadas e 25 ficaram completamente destruídas. As famílias que moravam nesses locais estão na casa de parentes e amigos. Lonas foram entregues no fim de semana e, na terça-feira (18), a previsão é que a Defesa Civil do Estado mande para cidade quase 7 mil telhas.

 

A prefeitura de Água Doce abriu um centro de distribuição e arrecadação de mantimentos, roupas e colchões para às famílias atingidas no ginásio do município. 

 

O mesmo ocorre em Tangará, outro município que também teve muitos prejuízos por causa do temporal e decretou situação de emergência. Doações podem ser deixadas no ginásio municipal, mesmo local de entrega a quem precisa. Ao todo, 14 famílias estão nos abrigos montados no município.

Em Tangará, 90% das indústrias e empresas do município foram afetadas pela chuva e vento forte de sexta-feira. O vento forte arrancou telhados inteiros de barracões. Muitas casas foram destelhadas. Cerca de 74 rolos de lona foram entregues para a comunidade. 

 

Outra cidade que também decretou situação de emergência foi Vargem Bonita. Lá, o granizo foi mais forte e atingiu 80% das residências. Micro explosões – correntes de ar extremamente fortes que saem da base da nuvem – também foram registradas no município.

Já no Norte de SC, o tornado que atingiu Irineópolis deixou seis residências completamente destruídas. Dezenove famílias ainda estão fora de casa. O município também vai decretar situação de emergência. 

 

Para valer todos esses decretos vão precisar da homologação da Defesa Civil de SC, que vai auxiliar na reconstrução desses municípios.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

 
 
 
 
Justen Celulares