Rui Car
28/03/2018 11h11 - Atualizado em 28/03/2018 09h54

Taió apresenta experiências do DEL durante fórum em Schroeder

O presidente do DEL Edson Dalmora é da Associação Empresarial de Taió

Assistência Familiar Alto Vale
Jornal Vale do Itapocu

Jornal Vale do Itapocu

Delta Ativa

O prefeito Almir Guski, de Taió, acompanhado do presidente do DEL daquele município do Alto Vale do Itajaí, Edson Dalmora, participaram do 2º Fórum do DEL de Schroeder, organizado pela Facisc. A discussão iniciou há quatro anos, mas efetivamente existe há dois em Taió, segundo o prefeito Almir, que destacou as transformações havidas nesse período por conta do envolvimento da sociedade por meio de quatro câmaras técnicas.

 

“Os membros do DEL são todos voluntários e fazem um excelente trabalho. São pessoas da comunidade que ajudam a administração e o município. Não tem política partidária, o objetivo é Taió como um todo. Para chegar a isso foi preciso muitas reuniões para entender o objetivo do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Hoje o DEL faz parte da nossa administração”, comentou.

 

O presidente do DEL Edson Dalmora é da Associação Empresarial de Taió. Ele explicou todos os passos seguidos naquela cidade que estava estagnada. “O DEL está transformando o nosso município. Os reflexos já são sentidos. Ele exige trabalho, dedicação e entusiasmo e isso os conselheiros têm de sobra, tudo com muita transparência e vontade de fazer acontecer”. 

 

O 2º Fórum do DEL foi realizado no auditório da Associação Empresarial, contando com expressivo número de lideranças e também grupo de alunos do ensino médio da Escola Miguel Couto. O evento foi dirigido pelo presidente do DEL, prefeito Osvaldo Jurck, junto com o vice-presidente Rogério Maldaner. O coordenador do Programa em SC, pela Facisc, Osmar Vicentin, assessorou.

 

DEL Schroeder leva o programa para as escolas

Uma das iniciativas do DEL Schroeder é voltada às escolas, para estudantes na faixa de 12 a 16 anos. O projeto “DEL nas Escolas” busca informar aos alunos sobre o modelo de desenvolvimento que está sendo implantado, de modo que haja continuidade dos projetos de interesse da comunidade em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

 

“Como é um programa de longo prazo precisamos também envolver os estudantes. Daqui a alguns anos eles serão os protagonistas desse processo. As conversas nas escolas buscam conscientizar sobre a necessidade de enxergar a cidade como um todo e ter uma visão macro de todas as situações, criando sentimento de pertencimento”, explicou o vice-presidente do DEL e presidente da Aciam, Rogério Maldaner.

 

A ideia é também formar multiplicadores. “A informação é essencial. Por meio de palestras já alcançamos mais de mil estudantes, que, além disso, ganham um folder explicativo sobre o programa e do trabalho coletivo e colaborativo que é a base do DEL”, acrescenta Rogério. 
Ele adiantou como etapas próximas um concurso de redação sobre o Desenvolvimento Econômico Local de Schroeder, a implantação do DEL Schroeder Jovem e a cápsula do tempo, cuja iniciativa será conhecida em Rolante, no Rio Grande do Sul.

Justen Celulares