Rui Car
10/03/2017 15h10 - Atualizado em 10/03/2017 15h01

Taió é exemplo para outras cidades brasileiras

Avanços do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), aplicado na cidade é apresentados em São José/SC

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A disseminação do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) caminha a passos largos em Santa Catarina. Os resultados puderam ser conferidos durante o 3º Fórum do DEL, realizado nos dias 7 e 8 de março, na cidade de São José. No evento, que teve a participação de diversas cidades do Estado e do Brasil, palestras, painéis e cases movimentaram a programação.

 

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local de Taió (CODE), Leandro Hiendlmayer, apresentou o case das atividades já realizadas através do programa em Taió. No município, as ações têm mostrado resultados que projetam a cidade para o futuro, desenvolvendo-a em diversos setores. A iniciativa também é exemplo de desenvolvimento através do voluntariado.

 

Em apoio ao projeto, vereadores de Taió também participaram do evento, exaltando a importância do mesmo. “Nós entendemos a importância e grandeza do programa para a nossa cidade. Como representantes do poder público, fomos ao evento mostrar apoio. É fundamental traçarmos esse caminho juntos, buscando soluções e visualizando Taió para o futuro”, relata o vereador Jair Alberto das Neves, que participou do Forum juntos aos demais vereadores: Aroldo Peicher Junior, Jaci de Liz, Eduardo Poffo e Klaus Dieter Diel.

 

Segundo o Vereador Jair, o DEL é um caminho sem volta e que trará grandes benefícios para Taió. “É um programa de grande dimensão, que só tende a se desenvolver cada vez mais. Além disso, envolve muitas pessoas capacitadas, de forma voluntária, que vem para somar na busca por uma cidade projetada para o futuro, com ações a curto, médio e longo prazo”, finaliza.

 

O programa em Santa Catarina

Vindo da Alemanha, o modelo chegou ao Estado por meio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que foi responsável por apresentar e adaptar o projeto, inicialmente, em 17 municípios, por meio das Associações Empresariais. Com o objetivo de pensar a cidade para o futuro, com foco no planejamento, execução e resultados, a metodologia já contabiliza resultados positivos em todos os municípios.

 

Atualmente o Programa DEL está em funcionamento nas cidades de Taió, Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã D’Oeste, Salto Veloso, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Curitibanos, Tijucas, Schroeder, Arroio Trinta, Cunha Porã e Seara. Em Rio Negrinho e Ibirama, o programa está em fase de implementação.

Justen Celulares