Rui Car
17/11/2023 13h19 - Atualizado em 17/11/2023 13h20

Taió e Rio do Sul devem enfrentar enchente maior do que a de outubro, prevê Defesa Civil

Boletim foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17)

Assistência Familiar Alto Vale
Rua Albert Kindel, em Taió, na manhã desta sexta (Foto: Rádio Educadora 90,3 FM)

Rua Albert Kindel, em Taió, na manhã desta sexta (Foto: Rádio Educadora 90,3 FM)

Delta Ativa

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um novo boletim na manhã desta sexta-feira (17) em que aumenta a projeção do nível das enchentes em Rio do Sul e Taió. A alteração tem por base os altos volumes de chuvas registrados nas últimas horas no Alto Vale e também a expectativa diante do que ainda deve haver de precipitação na região (veja tabela abaixo).

 

A Defesa Civil do Estado previu na terça-feira (14) que a inundação em Rio do Sul poderia chegar a 10,50 metros entre domingo (19) e segunda-feira (20). Entretanto, às 10h desta sexta (17), o Itajaí-Açu já tinha alcançado 11,23 metros. A nova projeção, agora, aponta que o nível pode chegar a 13 metros até sábado (18). A expectativa é que depois, no domingo (19), comece a baixar.

 

A título de comparação, no pico da enchente em Rio do Sul no mês passado, a água chegou a 11,86 metros e deixou 1.496 pessoas em abrigos. Nesta manhã, já havia 1.056 moradores nos 21 abrigos abertos no município.

 

Rio do Sul na manhã desta sexta-feira (Foto: Adriano Da Nahaia / NSC TV)

 

Para Taió a nova projeção da Defesa Civil estadual também aumentou, porém não indica uma enchente na mesma proporção de outubro, quando chegou a 12,40 metros. O órgão divulgou nos últimos dias que a inundação poderia alcançar o pico de 10,50 metros entre sábado (18) e domingo (19). Mas no novo boletim, divulgado nesta manhã, passou para 11,50 metros.

 

Às 10h desta sexta (17), o Rio Itajaí do Oeste estava em 10,01 metros e 94 pessoas no abrigo. Duas pessoas morreram em Taió na noite passada ao tentarem passar de carro em uma área alagada.

 

É importante ressaltar que as previsões hidrometeorológicas podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. A Defesa Civil segue em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas em Santa Catarina e recomenda sempre acompanhar a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos”, diz nota do Estado.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 
Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares