Rui Car
02/03/2018 16h12 - Atualizado em 02/03/2018 14h19

Taió presente no Iº Seminário Estadual de Gestores da Política de Saúde

Rosecler Poleza Círico, Secretária de Saúde de Taió frisa a importância deste encontro

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A Secretária de Saúde do Município de Taió, Rosecler Poleza Círico, e o Secretário de Administração e Finanças, Elves Schreiber estão em Florianópolis onde participam do I Seminário Estadual de Gestores da Política de Saúde, juntamente com cerca de 200 participantes entre prefeitos, secretários municipais de saúde e técnicos da política da saúde dos municípios. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS e a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.

 

Gestão do Sistema Único de Saúde

Entre os temas abordados no Seminário está o SIOPS. A coordenadora do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, Maria Eridan Pimenta Neta, fez um alerta aos gestores para que os dados sejam declarados no sistema até esta sexta-feira (02/03). “A não homologação implica na suspensão do repasse de recursos do Fundo de Participação aos Municípios e de transparências voluntárias até que seja restabelecida a informação”, destacou.

 

O sistema de informação e-SUS foi outro sistema apresentado. “Ele permite não só observar todos os indicadores construídos pelos municípios, mas interferir de forma precisa na realidade dos territórios”, explica a diretora de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde de São José, Fabrícia Martins Silva, que proferiu a palestra.

 

Já a técnica em saúde da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Carla Estefanía Albert, palestrou sobre a Gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. Ela ressaltou a importância dos gestores olharem para dentro do serviço e do próprio SUS permitir a qualificação dos serviços de saúde nos municípios. “Após 15 meses de mandato, os gestores precisam analisar como está atendendo”, coloca a técnica.

 

Emendas Parlamentares

Os gestores também foram orientados sobre os recursos de emendas parlamentares. Segundo o secretário-executivo do COSEMS, Willian Westphal, os municípios devem cobrar de seus deputados, tanto estaduais como federais, para que destinem emendas de recursos que devem ser aplicados em saúde.

 

O Seminário discute ainda temas como a Comunicação na saúde, os Consórcios Públicos Intermunicipais como instrumento de apoio a política de Saúde, Judicialização da Saúde e a Situação dos Hospitais Filantrópicos no Estado e as parcerias com os Municípios.

 

Rosecler Poleza Círico, Secretária de Saúde de Taió frisa a importância deste encontro “Tivemos um grande aprendizado durante este seminário e temos a convicção de que iremos continuar a melhorar a saúde da nossa Taió , sempre buscando aprimorar nossos conhecimentos e oferendo um bom atendimento à população”, concluiu.

Justen Celulares