Rui Car
16/03/2018 18h18 - Atualizado em 16/03/2018 18h23

Taioense apresenta trabalho acadêmico no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública

Ocorreu nos dias 12 a 15 Março no Rio de Janeiro

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Letícia Maiara Nasatto, Naturóloga, Taioense apresentou trabalho acadêmico no 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública – PICS e  3º Congresso Internacional de Ayurveda, que ocorreu nos dias 12 a 15 Março de 2018 – Rio de Janeiro. 

A Naturóloga Letícia narrou que “apresentar-se num evento internacional, tão importante, de PICS – Práticas Integrativas e Complementares, com autoridades em saúde de vários países, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, em especial agora, que o Brasil anuncia a inclusão de mais 10 PICS para atendimento pelo SUS. Com isso, as PICS estão se universalizando e tornando-se acessíveis para todas as classes sociais.”

Frequentando Pós-Graduação em Acumpuntura, em Florianópolis, Letícia atende em Palhoça e em Taió, nos períodos que está na cidade. Atualmente, atende aplicando as técnicas de Geoterapia, Cromoterapia, Hidroterapia, Ventosaterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Recursos Expressivos, Aromaterapia, Floral de Bach, Massoterapia, Mocha, Medicina Chinesa, Medicina Ayurvédica, Terapia Comunitária Integrativa, Reflexoterapia e Psicoterapia e Regressão Terapeuta.

“Foram enviados mais de 1000 trabalhos para serem avaliados pela comissão científica do evento. Fui selecionada para apresentar meu trabalho, intitulado: Os Efeitos do Floral de Bach Rescue Remedy em Universitários Ansiosos: Um Ensaio Clínico Piloto”, conta Letícia.

O evento internacional, contou com representantes de 27 países, com a participação de ministros de saúde de 16 países, Diretor da OMS para as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas e da Organização Pan-Americana de Saúde,  profissionais das PICS e gestores de todos os estados do Brasil, com mais de 200 palestrantes.

Foi um momento histórico no marco da institucionalização das Práticas Integrativas Complementares no SUS no país. Também é um momento importante para divulgação da Naturologia para gestores federais, estaduais e municipais, profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores.

Evento em que o ministério da saúde incluiu 10 novas práticas ao SUS. Hoje são 29 PICS no SUS.

“É prioridade não deixar que o país adoeça. Agora, o Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS. Somos líderes na oferta dessa prática com 9350 estabelecimentos em 3173 municípios. Essas práticas são uma prevenção para que pessoas não fiquem doentes, não precisem de internação ou cirurgia, o que custa muito para o SUS. Vamos retomar nossas origens e dar valor à medicina tradicional milenar”, destacou Ricardo Barros, Ministro da Saúde, do Brasil.

 

Confira cada uma das dez novas práticas incluídas no SUS:

Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.

Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.

Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.

Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.

Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.

Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.

Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.

Imposição de mãos – cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.

Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.

Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.

Veja abaixo a lista dos procedimentos que o SUS já oferece:
– ayurveda
– homeopatia
– medicina tradicional chinesa
– medicina antroposófica
– plantas medicinais/fitoterapia
– arteterapia, biodança
– dança circular
– meditação
– musicoterapia
– naturopatia
– osteopatia
– quiropraxia
– reflexoterapia
– reiki
– shantala
– terapia comunitária integrativa
– termalismo social/crenoterapia e yoga

Justen Celulares