Rui Car
22/06/2017 14h17

Taioense dá detalhes sobre “Golpe da Poupança” que está sendo aplicado

Golpistas chegam a fazer depósito, porém, de envelope vazio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Um internauta do Portal Educadora (que pediu para não ser identificado), residente em Taió, anunciou que sua família foi vítima de um golpe. Ele conta que primeiramente receberam uma ligação, com DDD 61 (Brasília), de um suposto escritório de Advocacia Rangel, informando que seu avô teria direito a receber a poupança subtraída da época do ex-Presidente, Fernando Collor.

 

A avó do denunciante foi quem atendeu a ligação da primeira vez. Ela relatou que foram educados com ela e a informaram que a família teria direito a receber aproximadamente R$ 70.000,00 de devolução de poupança + R$ 35.000,00 de juros. Parecia tudo certo, porque eles tinham todas as informações sobre o avô e a família. Porém o próprio denunciante informou que ainda estava desconfiado, pois essas informações podem ser facilmente obtidas pela internet, apenas pesquisando no Google o nome dos familiares. Inclusive, que o avô em questão, tinha uma empresa, que ele tinha falecido de acidente, e todas essas informações eles tinham. “Por isso, ‘quase’ acreditamos na conversa” disse ele.

 

Quando eles ligavam, diziam ser servidores públicos do Conselho Nacional de Previdência. Aí solicitaram o pagamento de valores, depositados em contas particulares, visando o pagamento de taxas e despesas referente ao processo. Inclusive, passaram várias contas diferentes. Caso não conseguissem efetuar o depósito numa conta, poderia ser em outra.

 

“Felizmente descobrimos se tratar de fraude, pois havia uma reportagem com um dos nomes que nos ligaram, Maria de Fátima Barros. Então, pensei que a Rádio Educadora poderia fazer uma matéria com os nomes das pessoas e os telefones que nos ligaram, pois se outra pessoa no Brasil pesquisar esses nomes, poderão visualizar a matéria” afirmou o solicitante.

 

Os golpistas identificam-se como: Maria de Fátima Barros, André Luiz Sousa Barbosa, Cinara Kelly Rocha Silva, Erliton da Silva Dantas, Marcia Valéria Martins P. Sampaio, Arimar Rocha, Dr. Anastácio Queirós e Lucas Alves de Souza. Os telefones utilizados pelos estelionatários: (85) 9.8544-2272 / (85) 9.8630-0633 / (61) 4063-9849 / (61) 4063-7647.

 

“Solicitaram que minha mãe criasse uma conta poupança no Bradesco ou Itaú, pois iriam efetuar o depósito de parte do valor. Minha mãe chegou a criar a conta, e de fato eles depositaram, só que um envelope vazio. Aí quando depositaram, disseram que teríamos que pagar essas taxas até as 16 horas, senão o valor depositado seria estornado. Tratava-se claramente de fraude, pois com um envelope vazio eu posso depositar qualquer valor em qualquer conta. No entanto, quem não conhecer isso, acaba acreditando pois aparece o extrato o valor. Não depositamos os valores, pois falamos que não tínhamos dinheiro no dia, mas que estávamos vendo se conseguiríamos o valor para o outro dia. Na verdade, estávamos aguardando a verificação do envelope” afirmou o denunciante.

 

Por fim, ele informou que repassaram para a família outro nome para depósito: Rinaldo Gomes dos Anjos. Todos os depósitos em agência da Caixa número 1469 (Fortaleza – CE). Portanto, tome cuidado para não cair no Golpe.

Justen Celulares