Rui Car
24/02/2017 13h25 - Atualizado em 24/02/2017 09h23

Taioenses participarão de Torneio Regional de Robótica, em Blumenau

Participam da competição de robótica 30 equipes, com aproximadamente 250 alunos de 9 a 16 anos

Assistência Familiar Alto Vale
Economia SC / Educadora

Economia SC / Educadora

Delta Ativa

O Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, será sede do Torneio Regional de Robótica da FLL (First Lego League) nos dias 4 e 5 de março de 2017. Participam da competição 30 equipes, com aproximadamente 250 alunos de 9 a 16 anos, de escolas públicas e particulares. Blumenau será representada por duas equipes, a “RIP” e a “Imagine Robots”, formadas, no total, por 10 alunos do curso de robótica do SESI de Blumenau.

 

O torneio ocorre no sábado, dia 4, das 9h às 19h30min, e no domingo, dia 5, das 8h às 12h15min. As semifinais acontecem dia 5 a partir das 10h20min. E às 12h15min inicia a cerimônia de premiação, seguida do encerramento. A expectativa é receber cerca de 2.500 visitantes nos dois dias de evento.

 

Por meio de uma experiência lúdica, os times são desafiados a usar a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real. O tema dessa temporada do torneio, “Animal Allies”, estimula os estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros, pois os incentiva a explorar a relação entre pessoas e animais. Cada equipe deverá projetar, construir e programar robôs autônomos para cumprir missões da mesa de competição em tempo máximo de dois minutos e 30 segundos.

 

“O torneio é mais do que um evento de robótica, é uma metodologia educacional que fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando os jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia”, comenta a diretora do SESI Vale do Itajaí, Dalila Leite Mendonça de Carvalho.

 

Categorias

A avaliação será feita em quatro categorias: Core Values (valores fundamentais da vida -inclusão, respeito, trabalho em equipe, etc.); Projeto de Pesquisa (trabalho de pesquisa da equipe sobre um determinado assunto. No caso Animal Allies, ou animais aliados, em que as equipes devem propor soluções inovadoras para os problemas de interação entre homens e animais); Design do Robô (desempenho técnico do robô); e Desafio do Robô (desempenho do robô na mesa de competição).

 

Cada categoria será premiada com 1º, 2º e 3º lugar, totalizando 15 premiações. Também haverá diversos reconhecimentos nas categorias e a classificação final para os três melhores desempenhos globais. As três primeiras equipes classificadas vão participar da etapa nacional em Brasília, de 17 a 19 de março.

 

Participantes

Além das duas equipes do SESI Blumenau, participam duas do SESI Brusque, duas de Joinville, duas de São José e também de Concórdia, Criciúma, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste; e também times do SESI de Brasília/DF, Pato Branco/PR e Rio Negro/PR.

 

Santa Catarina também terá equipes de Antônio Carlos, Atalanta, Brusque, Florianópolis, Rio do Sul, Taió (três), Timbó e Tubarão (duas). Inclusive de outros estados: Curitiba/PR, São Vicente/SP, Porto Alegre e Viamão/RS. Os times que não integram o SESI são de escolas públicas e particulares e grupos independentes.

 

No Brasil e no Mundo

No Brasil, cerca de 1.200 times e 12 mil competidores participam dos torneios oficiais todos os anos. No mundo, são 230 mil crianças e adolescentes de mais de 80 países participantes.

Justen Celulares