Rui Car
08/12/2020 11h19 - Atualizado em 08/12/2020 11h21

Taxa de ocupação em leitos de UTI atinge 93% no Vale do Itajaí

Situação delicada ocorre em meio ao segundo pico do Coronavírus no Estado

Assistência Familiar Alto Vale
No Vale, maioria das internações é devido à Covid-19 (Foto: Alberto Pizzoli, AFP)

No Vale, maioria das internações é devido à Covid-19 (Foto: Alberto Pizzoli, AFP)

Delta Ativa

O Médio e Alto Vale do Itajaí têm 15 leitos disponíveis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais, conforme dados do governo do Estado. A taxa de ocupação é de 93,2% e mais da metade dos espaços está sendo utilizada por pacientes com coronavírus. Os internados por outros motivos representam 40%.

 

A situação foi atualizada no começo da noite desta segunda-feira (7). O Estado considera, para a conta, os leitos regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Blumenau, por exemplo, a prefeitura inclui no saldo os equipamentos que podem ser montados conforme a necessidade (que antes eram chamados leitos de guerra) e os da rede privada, o que melhora o percentual na cidade (66%).

 

— Temos os leitos mapeados e em um primeiro momento estão disponíveis apenas para Blumenau e por isso tem essa disparidade do percentual de ocupação do Estado e do município. Mas temos um agravante: boa parte dos profissionais adoeceram. É um ciclo que apresenta dificuldade para os hospitais — explicou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) em live na noite desta segunda.

 

Dos 219 leitos para os municípios da região (incluindo os específicos para bebês e crianças), 115 são ocupados por pacientes infectados pela Covid-19 e 89 por outros problemas. Restam, então, 15 acomodações. Nos leitos adultos, 61% estão sendo utilizados por catarinenses com coronavírus e 33% por outras enfermidades. Há apenas 9 livres.

 

Na região litorânea do Vale, a chamada Foz do Rio Itajaí, que contempla Balneário Camboriú, Itapema, Luiz Alves, Penha, Ilhota e outras seis cidades, a taxa é de 84%. Há 14 leitos adultos disponíveis e 25 no total.

 

Vale registra mais de 1.100 óbitos

 

As 54 cidades do Vale somam, desde o início da pandemia, quase 110 mil casos de coronavírus e 1.152 mortes, de acordo com o Estado. As mais recentes foram confirmadas nesta segunda-feira (veja lista abaixo). Todos os municípios possuem casos ativos da doença, mas seis não registraram mortes até o momento: Atalanta (63 casos), Botuverá (258 casos), Laurentino (417 casos), Rio do Campo (138 casos), Vitor Meireles (105 casos) e Witmarsum (65 casos).


POR: BIANCA BERTOLI / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares