Rui Car
25/05/2017 13h25 - Atualizado em 25/05/2017 08h48

Técnicos apontam possíveis causas das rachaduras da SC-114

Rocha fraturada, adensamento e exploração desordenada

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Uma vistoria técnica foi realizada na tarde de terça-feira, 23 de maio, no km 293 da SC-114, com a participação de técnicos do Deinfra, e das empresas executora e fiscalizadora da obra de reabilitação da SC-114, trecho São Joaquim – Painel. Também estiveram reunidos com a equipe técnica, a secretária executiva da ADR São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani e o presidente do Deinfra, Wanderley Teodoro Agostini.

 

Escavação próxima ao trecho pode ter ocasionado o adensamento segundo nota

Diante da vistoria, foi apresentado como proposta o imediato reforço na sinalização, tanto vertical como horizontal, o preenchimento do acostamento com massa asfáltica para desviar o tráfego para o acostamento, desviando o tráfego da área afetada. O relatório apontou a necessidade de um levantamento das seções transversais para o cadastramento das trincas.

 

Como possível causa, o relatório inicial apontou que se trata de uma alteração de rocha muito fraturada, podendo haver uma percolação de água, sob o leito da rodovia. O local também possui um bueiro tubular de concreto, o qual pode ter quebrado devido ao adensamento, e assim uma infiltração subir para o corpo do bueiro. Outra situação que chamou atenção dos técnicos e principalmente dos geotécnicos e geólogos foi a constatação da retirada de material de uma cascalheira, localizada no pé da seção de corte, logo abaixo do corpo da estrada. Esta exploração feita de forma desordenada e sem o conhecimento do Deinfra pode ter ocasionado uma desestabilização do corpo da estrada, causando uma ruptura, e tendo como consequência, um forte adensamento na pista.

 

Com relação as possíveis soluções, é preciso aguardar o relatório técnico da Engevix e da Compasa que irão identificar as causas do adensamento. Após a análise será apontado uma solução definitiva para o problema, a qual dependerá de um projeto de engenharia.

 

Assessoria de Comunicação | Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim

 

Justen Celulares