Rui Car
17/04/2024 15h11

Tempo promete queda de até 10°C e dia mais frio do ano deve ser nesta semana em SC

Conforme informações da Defesa Civil, SC deverá enfrentar tempo frio com temperaturas baixíssimas até sexta-feira (19)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Wagner Urbano / Divulgação

Foto: Wagner Urbano / Divulgação

Delta Ativa

Com o avanço de uma massa de ar seco e frio associada a um sistema de alta pressão, o tempo firme deve retornar, mas deve ocorrer o declínio das temperaturas entre o final da tarde desta quarta-feira (17) e o amanhecer de quinta-feira (18), conforme a Defesa Civil.

 

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o dia mais frio do ano deve ocorrer entre a quinta-feira ou sexta-feira (19). Com temperaturas que chegam na casa dos 10°C a 13°C durante a manhã da quinta-feira.

 

Por isso, a Defesa Civil alerta para um risco — de baixo a moderado — de ocorrências relacionadas à hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

 

Como fica o tempo durante os dias?

 

mapa do tempo

Nas áreas em amarelo do mapa, as temperaturas devem apresentar em média de 9°C a 11°C entre a tarde desta quarta e a madrugada de quinta. Nas áreas em verde, o risco é baixo com 7°C a 9°C de declínio em média no período (Imagem: Defesa Civil / Divulgação)

 

Conforme a Defesa Civil, durante a madrugada as temperaturas mínimas poderão estar entre 3°C e 8°C entre os planaltos Sul e Norte e o Meio Oeste e de 11°C a 16°C nas áreas litorâneas.

 

Nas áreas serranas do planalto Sul, as marcas podem se aproximar dos 0°C e ocorrência de geada de forma localizada.

 

No entanto, segundo Scheuer, a geada poderá ser fraca e isolada, que podem acontecer na região da Serra.

 
Fonte: Lídia Gabriela / ND+
Justen Celulares