Rui Car
24/01/2022 14h30

Tempo “vira” em SC e calor acima dos 40ºC dá lugar a temporais e granizo; saiba quando

Regiões de maior risco são Meio Oeste e Planalto Sul, outras localidades o risco é parcial; confira como ficam todas as regiões

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Defesa Civil / Reprodução

Foto: Defesa Civil / Reprodução

Delta Ativa

Entre a tarde e início da noite desta segunda-feira (24), o calor acima dos 40°C em Santa Catarina deve dar lugar a temporais isolados em diversas regiões, entre elas Oeste, Meio-OestePlanalto Norte, parte do Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul.

 

O novo alerta da Defesa Civil indica que o calor combinado a umidade disponível na atmosfera, favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo, com raios rajadas de vento e eventual queda de granizo.

 

O risco é moderado para ocorrências associados aos temporais nas áreas em amarelo e baixo para as áreas verdes do mapa.

 

Nova onda de calor

 

A “nova” onda de calor prevalece em Santa Catarina, nesta segunda-feira, as máximas podem chegar a 42°C no Oeste, a 40°C no Litoral Sul e variam de 32°C a 38°C nas demais áreas, segundo a Defesa Civil.

 

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a chuva deve ser mal distribuída durante a tarde e noite, com destaque para as cidades do Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense. Além disso, muitas áreas não terão chuvas por conta da irregularidade das precipitações de verão.

 

Os ventos serão no nordeste no Litoral, com intensidade fraca a moderada. Nas demais regiões, o vento é de direção variável.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares