Rui Car
22/05/2021 09h42

Temporais surpreendem moradores de SC durante a madrugada e geram alerta da Defesa Civil

A Região do Oeste foi a mais atingida pelas chuvas com destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores

Assistência Familiar Alto Vale
Alagamentos pontuais foram registrados em Maravilha (Foto: Redes sociais / Reprodução)

Alagamentos pontuais foram registrados em Maravilha (Foto: Redes sociais / Reprodução)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Os temporais da madrugada deste sábado (22) surpreenderam moradores em quase todas as regiões de Santa Catarina. Os depoimentos nas redes sociais são de chuva forte, relâmpagos, rajadas de vento e trovões do Litoral ao Oeste do Estado. Relatos apontam chuva de granizo na região de Blumenau e reclamações sobre a falta de energia.

 

Os fenômenos climáticos motivaram alertas da Defesa Civil durante a madrugada. Em toda a extensão de Santa Catarina a previsão era de pancadas de chuva isoladas, descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais — o que se confirmou. 

 

Algumas regiões foram destacadas pela Defesa Civil como pontos de atenção, como as proximidades de Alfredo Wagner a Urubici, e a região entre Itapema e Barra Velha, no Litoral Norte. Ao todo, foram feitas 13 postagens de avisos nas redes sociais do órgão de controle.

 

Durante a madrugada, moradores de todas as regiões do Estado relataram ter acordado com a força das chuvas e com os barulhos causados pelas rajadas de vento. “As calhas não aguentam de tanta água”; “Ventando muito em Itapema”; “Choveu granizo agora há pouco”, foram alguns relatos dos catarinenses nas redes sociais.

 

Chuva de granizo foi registrada em Maravilha

Chuva de granizo foi registrada em Maravilha (Foto: Redes sociais / Reprodução)

Uma das moradoras, inclusive, relembrou os estragos e o medo causado pelo ciclone Bomba, em 30 de junho de 2020: “Medo trauma do ano passado. Deu um vento que me assustei”. Completou: “Destruiu a casa recém-construída, comigo sozinha nela, foi horrível”. Outros catarinenses comentaram e falaram sobre o terror daquele dia em Santa Catarina.

 

Oeste de Santa Catarina

 

A Região do Oeste foi a mais atingida pelos temporais durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros auxilia a Defesa Civil em ocorrências em São Miguel do Oeste e Maravilha, que registrou fortes rajadas de vento durante a madrugada (veja vídeo). O vendaval veio acompanhando de temporal e chuva de granizo, que causou alagamento em alguns pontos da cidade.

 

 

Cidades do Extremo Oeste catarinense também tiveram registros de fortes chuvas e 30 mil residências ficaram sem luz no final da noite de sexta-feira (21). No momento, cerca de 2,3 mil casas estão sem energia na região Oeste de Santa Catarina. O município mais atingido foi Novo Horizonte, em que 957 casas estão com falta de energia do total de 1.076. Praticamente a cidade inteira sem luz.

 

Relatos de casas destelhadas e quedas de árvores foram feitos por moradores. O Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências em Coronel Freitas, Saudades, Nova Erechim, Caibi e Serra Alta em decorrência dos temporais.

 

Queda de árvore e destelhamentos atingem São Miguel do Oeste

Quedas de árvore e destelhamentos atingem São Miguel do Oeste (Foto: Redes Sociais / Reprodução)


POR: MARIA EDUARDA DALPONTE – DIÁRIO CATARINENSE / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.
Justen Celulares