Rui Car
28/12/2021 11h04 - Atualizado em 28/12/2021 11h05

Temporal com granizo deixa rastro de destruição no Alto Vale e região segue em alerta

Lavouras, casas e galpões foram atingidos na tarde desta segunda-feira (27) e situação pode se repetir nesta terça (28)

Assistência Familiar Alto Vale
Defesa Civil, Epagri e famílias ainda contabilizam os prejuízos (Foto: Reprodução)

Defesa Civil, Epagri e famílias ainda contabilizam os prejuízos (Foto: Reprodução)

Delta Ativa

O temporal com granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (27) deixou um rastro de destruição em cidades do Alto Vale. Alguns dos municípios ainda contabilizam os estragos dos dias anteriores quando a situação se repetiu. Para esta terça (28), a previsão indica risco de novo temporal.

 

Segundo a Defesa Civil de SC, casas e galpões foram atingidos, mas não há registro de feridos ou desabrigados. O maior prejuízo ocorreu nas lavouras. De acordo com a Epagri, há danos nas plantações de fumo, soja e milho.

Leliani Valéria de Souza, gerente regional da Epagri em Rio do Sul, aponta que Imbuia e Dona Emma são as cidades mais afetadas. Imbuia amanheceu nesta terça (28) com 231 imóveis sem energia elétrica. É um número significativo para uma cidade com cerca de cinco mil habitantes. 

 

Já Dona Emma foi atingida pelo temporal com granizo pelo terceiro dia seguido, frisa Leliani.

Granizo destruiu as folhas de tabaco de uma lavoura em Agronômica

Granizo destruiu as folhas de tabaco de uma lavoura em Agronômica (Foto: Afubra / Divulgação)


Em Imbuia árvores inteiras foram arrancadas, como mostram os vídeos abaixo. A comunidade do Alto Garrafão está entre as mais afetadas. A prefeitura chamou os funcionários que estavam de férias para ajudar a desobstruir as ruas boqueadas por troncos e galhos. 

 

Não há desabrigados, mas casas foram destelhadas. O maior prejuízo, que ainda é contabilizado, está no campo.

 

Conforme o coordenador regional da Defesa Civil em Rio do Sul, João Henrique Sabino, Agronômica e Aurora também contabilizam os estragos, sobretudo nas plantações de tabaco e milho. 

 

O secretário de Agricultura de Aurora, Almir Serafim, acrescenta que na cidade também há danos nas lavouras de cebola. As localidades mais atingidas são Ribeirão Elias, Strey, Santa Tereza e São Martinho. Os valores das perdas estão sendo calculados.

 

Segundo levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), mais de 1,5 mil produtores de tabaco perderam total ou parcialmente as plantações na última semana por causa do granizo.

 

Em Rio do Sul, na região central da cidade, a quantidade de granizo chamou a atenção. Uma moradora registro em vídeos o fenômeno.

 

 

Previsão do tempo

 

Com temperaturas na casa dos 34° C, a condição para temporal entre a tarde e a noite se mantém nesta terça-feira (28), segundo a Epagri. Pode haver, novamente, queda de granizo e as rajadas de vento podem chegar a 60 Km/h. O risco para ocorrências associadas aos temporais é alto na área em laranja, moderado na área em amarelo e baixo na área em verde no mapa.

 

Defesa Civil alerta para temporais isolados nesta terça-feira (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Defesa Civil alerta para temporais isolados nesta terça-feira (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

 

Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares