Rui Car
20/12/2020 13h28 - Atualizado em 21/12/2020 07h08

Tragédia no Alto Vale: sobe para 16 o número de mortos no temporal

Segundo os Bombeiros Voluntários, cinco pessoas continuam desaparecidas em Presidente Getúlio

Assistência Familiar Alto Vale
Corpo foi encontrado durante a manhã deste domingo (Foto: Bombeiros Voluntários, Divulgação)

Corpo foi encontrado durante a manhã deste domingo (Foto: Bombeiros Voluntários, Divulgação)

Delta Ativa

O corpo de mais uma vítima da tragédia em Presidente Getúlio foi encontrado na manhã deste domingo (20). Com isso, o Alto Vale chega a 16 mortos por causa do temporal registrado durante a semana – são 13 em Presidente Getúlio, duas em Rio do Sul e uma em Ibirama -, além de cinco pessoas que permanecem desaparecidas.

 

A 16ª vítima é uma mulher, que foi encontrada no Ribeirão Revólver, principal área afetada, a partir da indicação do cão Thor, dos Bombeiros Voluntários. Foi usada uma máquina para revirar os escombros e facilitar o resgate do corpo. A identificação será feita pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), de Rio do Sul.

 

Os bombeiros realizam buscas neste domingo com o auxílio de quatro cães. A força-tarefa é formada por 64 bombeiros das corporações de Ilhota, Indaial, Joinville, Lontras e Presidente Getúlio.

 

O último relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado às 10 horas deste domingo, indica que 184 pessoas estão desabrigadas e 284, desalojadas. Dessas, 147 e 137, respectivamente, em Presidente Getúlio, cidade mais atingida pelo fenômeno e que decretou na última quinta-feira estado de calamidade pública.

 

As cinco vítimas que ainda não foram localizadas pelo Corpo de Bombeiros são todas da região do bairro Revólver, epicentro da tragédia no Alto Vale do Itajaí.

 

De acordo com a Defesa Civil, a forte enxurrada foi provocada por 120 milímetros de chuva em um espaço de apenas seis horas — entre as 22h de quarta e as 4h da madrugada desta quinta, o que provocou deslizamentos e uma enxurrada de água e detritos.

 

A Defesa Civil mantém alerta de risco alto de deslizamentos nos municípios do Alto Vale para os próximos dias. A previsão é que o tempo na região siga instável.


POR: HASSAN FARIAS / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares