Rui Car
03/02/2023 11h47 - Atualizado em 03/02/2023 11h48

Turbidez volta a afetar abastecimento de água no Alto Vale

Segundo a Casan, turbidez da água no Rio Itajaí do Sul está muito elevada

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Casan

Foto: Divulgação / Casan

Delta Ativa

Em comunicado, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) informou que devido a ocorrência de novos temporais no Vale do Itajaí, a turbidez da água no Rio Itajaí do Sul voltou a subir.

 

companhia precisou reduzir a produção na Estação de Tratamento de Água que atende o Sistema Integrado de Rio do Sul. O nível de turbidez chegou a 8.000 NTU na manhã desta sexta-feira (03) e o abastecimento está reduzido em cerca de 30% de sua capacidade, exigindo ações operacionais para o atendimento de Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Agronômica, Aurora e na localidade de Serra São Miguel, em Ibirama.

 
 

Mesmo que todas as regiões estejam sendo atendidas com fornecimento de água, a Companhia solicita compreensão e prioridade do uso da água presente nas caixas d´água em atividades essenciais.

 

A principal orientação é de que sejam evitadas atividades como a lavação de calçadas e pátios. Para mais informações e orientações a Companhia possui a central 0800 643 0195, aplicativo CasanSC e atendimento no site.

 

Orientações para o uso consciente:

 

 – Tome banhos mais breves, pois o chuveiro é um grande consumidor de água tratada;

 

 – Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;

 

 – Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

 

 – Só acione a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia;

 

 – Evite usar a mangueira para lavar carros, regar plantas ou lavar calçadas.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares