Rui Car
14/11/2017 08h45 - Atualizado em 14/11/2017 14h39

Unidade Básica de Saúde do Aterrado, em Pouso Redondo, recebe acadêmicos de Enfermagem

O prefeito aproveitou para conferir os trabalhos de atendimento

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Na manhã desta segunda-feira (13/11), a Unidade Básica de Saúde Antônio Lorenzetti, no distrito de Aterrado, em Pouso Redondo, recebeu a enfermeira e docente da disciplina de Terapias Complementares, Thays Ferrari, e os acadêmicos da 4ª fase do curso de Enfermagem do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) – Campus Rio do Sul, para demostrar as atividades diferenciadas que estão sendo desenvolvidas ao longo deste ano.

 

A médica Juliana Gonzales e a enfermeira Marina Birck explicam que essas atividades vêm de encontro à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS), que incluem novos tratamentos e utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados à cura e prevenção de doenças considerando a mente, o corpo e o espírito como um conjunto, e não partes isoladas. Nesse sentido, a unidade do Aterrado incorporou ao seu cotidiano no ano de 2017 o plantio e cuidado de uma horta comunitária, um grupo de caminhada e o grupo de atividade física desenvolvidas no Espaço Saúde e Movimento montado ao lado da Unidade de Saúde, com os pacientes da terceira idade.

 

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também esteve presente na unidade, explanando sobre a técnica de auriculoterapia, implantada este ano no município.

 

Durante a atividade integrativa, os acadêmicos tiveram a oportunidade de perguntar aos pacientes as experiências vivenciadas com a horta e as atividades físicas e como essas práticas oferecidas mudaram diretamente o seu dia-a-dia. Descobriram o significado dos chás, participaram da colheita de verduras, dançaram com os pacientes e realizaram sessão de auriculoterapia junto com os profissionais do NASF.

 

No período da visitação dos acadêmicos, o prefeito municipal Oscar Gutz, se fez presente e apoiou a iniciativa da unidade, destacando a todos o quão importante estas ações se tornaram para os participantes. A secretária municipal de Saúde, Daniele Fernandes, enfermeira e ex-aluna da Unidavi, também agradeceu a participação dos acadêmicos e o empenho de toda equipe do Aterrado na execução das atividades.

Justen Celulares