Rui Car
25/02/2021 16h19 - Atualizado em 25/02/2021 16h20

Unimed faz apelo ao Vale do Itajaí sobre a Covid-19: “Saiam de casa somente em real necessidade”

Em Blumenau, a Unimed suspendeu as cirurgias eletivas no Hospital Unidade Centro

Assistência Familiar Alto Vale
Alertas tratam atual pico de contaminação como o pior desde o início da pandemia (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Alertas tratam atual pico de contaminação como o pior desde o início da pandemia (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Delta Ativa

Os diretores-presidentes da Unimed Blumenau e da Unimed Litoral divulgaram áudios via Whatsapp pedindo aos moradores do Vale do Itajaí cooperação para enfrentar “o pior pico” da pandemia de Covid-19. As mensagens, com teor semelhante, relatam a falta de leitos de UTI em toda Santa Catarina e pedem que a população fique em casa o maior tempo possível.

 

— Saiam de casa somente em situações de real necessidade e evitem festas e aglomerações, pois a situação que estamos vendo nos hospitais e unidades de saúde é triste — orientou o diretor-presidente da Unimed Blumenau, Alexandre José Ferreira.

 

O diretor-presidente da Unimed Litoral, Umberto D’Ávila, elencou três motivos que fazem deste o momento mais grave da pandemia de coronavírus em Santa Catarina: a lotação simultânea dos leitos de UTI nas diferentes regiões do Estado, o que já formou uma lista de espera; o senso comum de que a vacinação teria resolvido o problema; e a redução da idade dos pacientes internados com quadros graves da Covid-19. Pessoas com menos de 40 anos de idade, algumas sem comorbidades, estão sofrendo complicações antes observadas apenas nos grupos de risco.

 

— Provavelmente isso se deva às grandes aglomerações, à carga viral que alguns jovens podem estar adquirindo em festas e eventos — supôs D’Ávila.

 

Os dois alertas têm o objetivo de sensibilizar a população para o perigo representado pelo terceiro pico da doença, “o pior desde o início da pandemia porque não temos como encaminhar pacientes para outras regiões do Estado”, segundo Ferreira.

 

Em Blumenau, a Unimed suspendeu as cirurgias eletivas no Hospital Unidade Centro para reduzir a pressão sobre os leitos de UTI.


POR: EVANDRO DE ASSIS – NSC TOTAL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares