Rui Car
23/11/2020 16h54

Vale do Itajaí tem 82% de ocupação nos leitos públicos de UTI; confira por hospital

Hospital Regional Alto Vale tem apenas um leito livre

Assistência Familiar Alto Vale
Hospital de Gaspar chegou a atingir 100% de ocupação no fim de semana (Foto: PMG/Divulgação/ND)

Hospital de Gaspar chegou a atingir 100% de ocupação no fim de semana (Foto: PMG/Divulgação/ND)

Delta Ativa

O Vale Itajaí atingiu 82,51% de ocupação dos leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos. O número considera tanto pacientes com Covid-19 como aqueles com outras doenças.

 

O dado está no portal do governo do Estado, atualizado na manhã desta segunda-feira (23). O percentual leva em conta as internação nos hospitais do Médio e Alto Vale do Itajaí.

 

A população das duas áreas ultrapassa um milhão de moradores. Em contrapartida, a região tem 183 leitos ativos de UTI/Adulto pelo SUS. Destes, 151 estão ocupados, sendo 80 com infectados pelo coronavírus.

 

Ou seja, apenas 32 leitos públicos de terapia intensiva estão disponíveis no Vale do Itajaí. Ainda segundo o governo do Estado, 29 desses são exclusivos para casos de Covid-19 e três para outras doenças.

 

Confira a ocupação dos leitos SUS nos hospitais do Vale do Itajaí:

 

Tabela com a informação de cada hospital com leitos públicos no Vale do Itajaí. Na imagem consta a quantidade de leitos em cada um, quantos estão ocupados e quantos com pacientes infectados pelo coronavírus.

Situação preocupante

 

Na última sexta-feira (20), o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar, chegou a ficar com 100% dos leitos de UTI ocupados. Nesta segunda (23), apenas um está livre.

 

Em Indaial, no Hospital Beatriz Ramos, os sete leitos ativos estão ocupados. Isso significa que caso algum paciente da cidade precise de terapia intensiva terá de será transferido para outra unidade da região.

 

Blumenau têm quatro leitos de UTI/Adulto desocupados. São três no Hospital Santa Isabel e um no Hospital Santo Antônio. A situação mais tranquila, no momento, é em Timbó, pois há 19 vagas no Hospital Oase.

 

O Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, que tem apenas um leito livre, decidiu na semana suspender cirurgias eletivas para garantir capacidade de atendimento aos casos de Covid-19 diante da segunda onda da pandemia.

 

Neste domingo, Médio e Alto Vale do Itajaí chegaram a 46.852 casos de coronavírus e 432 mortes relacionadas à Covid-19. De acordo com a atualização do Estado, a região está nível grave de transmissão do vírus.


FONTE: ND+


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares