Rui Car
11/12/2020 17h15 - Atualizado em 12/12/2020 11h28

VALEC vai encerrar contrato do Corredor Ferroviário de Santa Catarina

Com o encerramento do contrato nº 49/2014 com o consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, a VALEC não possui mais previsão de executar os serviços

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A VALEC confirmou que irá encerrar o contrato para o desenvolvimento dos estudos e projetos do Corredor Ferroviário de Santa Catarina, conhecido como a Ferrovia da Integração. A informação foi repassada à Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS na última quarta-feira (09) após pedido de informação registrado pela entidade.

 

Com o encerramento do contrato nº 49/2014 com o consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa, a VALEC não possui mais previsão de executar os serviços de levantamento aerofotogramétrico e de elaboração do projeto básico do empreendimento. “A malha concebida para o cenário 2025 do Plano Nacional de Logística, publicado em junho de 2018, não contempla o Corredor Ferroviário de Santa Catarina”, informou em nota.

 

Os estudos de viabilidade do Corredor Ferroviário de Santa Catarina apontaram que nenhum traçado avaliado apresenta viabilidade financeira. Os indicadores demonstraram, entretanto, que a ligação direta entre Dionísio Cerqueira e Itajaí – passando pelo Vale do Itajaí – possui viabilidade socioeconômica.

 

No pedido enviado, a ACIRS solicitou à VALEC a socialização dos resultados dos estudos de viabilidade por meio de uma reunião virtual. Na resposta, a empresa pública informou que disponibilizou os estudos em seu site e que não possui previsão de realizar audiências públicas para apresentar os resultados.

 

“Pela resposta que recebemos, o sentimento é de que a VALEC não está disposta a conversar com a sociedade. É lamentável. Esperamos que alguém em Brasília esteja disposto a acompanhar o assunto e a defender os interesses de Santa Catarina”, conclui o presidente da ACIRS, Eduardo Schroeder.


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares