Rui Car
18/08/2021 15h21 - Atualizado em 18/08/2021 16h03

Venha conhecer o novo Balanço Gigante do Morro Redondo, em Taió

Ponto turístico de Taió passa a contar com a novidade a partir desta quarta-feira (18)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Quem visitar a localidade de Morro Redondo, em Taió, vai encontrar uma novidade incrível a partir desta quarta-feira (18). O local agora conta com um balanço gigante com cerca de 5m de altura que deixa a visão do pico do morro ainda mais bonita.

 

Segundo Narciso Broering, idealizador do projeto: “A ideia surgiu no início deste ano quando víamos esse tipo de balanço em pontos turísticos de outros municípios. Como a Taionet tem uma torre no pico do Morro Redondo, resolvemos fazer algo parecido aqui. Atualmente nós pagamos um valor mensal por ter a estrutura da torre no local e fornecemos internet gratuita para este importante ponto turístico de nossa cidade. Como de vez em quando precisamos subir o morro para manutenção da torre ou algum outro trabalho,  conversamos com o presidente da comunidade, Adriano Zanella, onde apresentamos a ideia, que foi então apresentada aos demais membros da diretoria da comunidade que abraçaram o projeto e nos autorizaram a construir este balanço“, frisou.

 

Segundo Broering, o próximo passo após a aprovação do projeto, foi procurar formas de tornar a ideia viável: “Juntei fotos de balanços semelhantes em outros pontos turístico do estado e na sequência já encomendei a madeira tratada da empresa Sperandio, que nos ofereceu um ótimo material por um preço especial. A placa onde está o letreiro que utilizamos na parte de cima do balanço foi uma doação do Gilmar Maximiano, pai do nosso funcionário Bruno, que tinha o material guardado em um sítio. Já o letreiro em si, foi feito pelo Sr. Hellmann Peiker, que desenvolveu o projeto junto à empresa Digitale. Quanto ao assento do balanço, também foi uma doação, esta feita pela Família Peiker e, por fim, as cordas, compramos na internet, uma vez que não encontramos no Alto Vale. Esse tipo de corda é o mesmo utilizado em caçambas de navios, portanto é um material resistente. Os parafusos e demais itens que utilizamos par desenvolver o projeto foram comprados no comércio local“, comentou.

 

A construção do balanço envolveu muitas pessoas e empresas que abraçaram a ideia. “Após ter os materiais, precisávamos de alguém para montar a estrutura, então contratamos um carpinteiro e um pedreiro e iniciamos os serviços. Devido ao nosso trabalho, tivemos que conciliar a vida na empresa com o andamento do projeto. Como o local é de difícil acesso, em dias de chuva ficou ainda mais difícil, mas aos poucos tudo saiu do papel. Um dia abrimos os buracos, depois colocamos as madeiras, o travessão, tudo muito bem reforçado, material de qualidade para durar muito tempo e oferecer segurança aos turistas que forem até lá“, comenta Narciso.

 

Os trabalhos foram concluídos por volta das 11h desta quarta-feira (18). “Agradecemos a todos que de uma forma ou de outra, cooperaram com este projeto, em especial também aos nosso sócio Maurício Caetano e ao técnico em informática Djonatan Michels, que estiveram totalmente envolvidos no trabalho. A Taionet entrega à comunidade esta obra com o desejo que muitas pessoas vão até o local e usufruam deste balanço. Estamos com mais algumas ideias, porém ainda estamos fazendo alguns orçamentos. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos“, conclui.

 

O local já está disponível para uso e é totalmente gratuito.

 

Sobre o Morro Redondo

 

A história do Morro Redondo teve início em 27/03/1942, quando o Pe. Eduardo Summermatter veio e teve a ideia de colocar a Imagem de N. Sr.ª da Salete chorando perto de Taió, e em 1943 o Pe. Solicitou à Iluminato Moser para procurar um local. O Pe. Novack não gostou muito da intromissão do Pe. Eduardo em sua paróquia, mas aceitou que a imagem fosse colocada no morro, mas fez a exigência que a igreja fosse construída de forma “sui generis ” octavada (ZANELLA, 1987). 

 

De acordo com Zanella 1987, a primeira igreja ficou pronta em 1945 tendo 4×4 metros em cruz e 9,30 metros de altura, fora a cobertura. O padre rezava missa do alto e os fiéis assistiam a missa embaixo do lado de fora. Ainda segundo Zanella 1987, a imagem de N. Sr.ª foi benzida pelo Pe. Novack em 23/09/1945 e também nesta data o Pe. Eduardo celebrou a primeira missa. No morro havia era comum as rogações por ocasião de calamidades públicas, subir o morro em procissão orando para pedir chuva em tempo de seca era costume.

 

Com o tempo a madeira da igreja foi apodrecendo até que deu-se início a construção da igreja atual, essa mista, com espaço fechado para sacristia e um varandão para os fiéis assistirem as missas e em 15/05/1955 o Pe. Eduardo benzeu a pedra fundamental e celebrou a primeira missa, estava quase tudo pronto na igreja nova, conta Zanella 1987. Ainda hoje é tradição visitar o local para pagar penitência e o dia de maior visitação é a sexta feira santa.

 

Do alto do morro é possível avistar a Barragem Vale Oeste e também mais distante o centro da cidade de Taió, uma vista admirada por moradores. O acesso ao local foi melhorado recentemente e é possível chegar de carro até o topo. Junto à outras igrejas pode constituir roteiro turístico religioso.

 


FONTE: RÁDIO EDUCADORA 90,3 FM

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares