SIGA-NOS EM NOSSAS
REDES SOCIAIS:
Siga Educadora no Facebook Siga Educadora no Instagram Siga Educadora no Youtube
Rui Car
11/05/2022 14h23 - Atualizado em 11/05/2022 14h25

Vereadores de Taió aprovam Moção de Apelo por construção de barragem em Mirim Doce

Documento solicita que o Governo do Estado execute a obra que foi projetada

Assistência Familiar Alto Vale
Projeto da barragem sobre o rio Taió, em Mirim Doce (Foto: defesa Civil de Santa Catarina)

Projeto da barragem sobre o rio Taió, em Mirim Doce (Foto: defesa Civil de Santa Catarina)

Delta Ativa

Os vereadores de Taió aprovaram Moção de Apelo, destinada ao Governo de Santa Catarina para que o Estado agilize a execução da construção de uma barragem no município de Mirim Doce. O documento sugerido pela vereadora Maria Zenaide Stringari foi aprovado com a assinatura de todos os vereadores na sessão desta terça-feira (10).

 

A vereadora Maria destacou que o Estado inclusive já providenciou o decreto de utilidade pública com desapropriação das propriedades afetadas, para a indenização. “Foi feito no começo o projeto, indenizações e parou. Se tivesse a barragem em Mirim Doce, não teríamos a enchente em Taió. Então fiz essa Moção de Apelo para que o Governador coloque em pauta esse projeto, para que não tenhamos uma enchente rápida como tivemos dessa vez”, declarou.

 

A moção que será endereçada ao governador Carlos Moisés destaca que a medida é de extrema importância na contenção de água que chega ao Rio Itajaí do Oeste e percorre até o Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul, para prevenir cheias em Taió e demais municípios que margeiam os rios em questão.

 

Foto: Câmara de Vereadores de Taió

 

Governo do Estado desapropriou áreas para construir barragens 

 

Em 23 de agosto do ano passado, foi publicado o Decreto que torna de utilidade pública para desapropriação os imóveis atingidos pela construção dos barramentos das barragens nos rios Taió e Perimbó.

 

No município de Mirim Doce são três propriedades avaliadas em R$ 690. 813,18. Já no município de Petrolândia, dez áreas serão desapropriadas. O montante avaliado é de R$ 1.181.914,24. Para agilizar o trâmite de escrituração junto cartórios de Registro de Imóveis locais e atender os desapropriados, a Defesa Civil solicitou na época apoio às consultorias jurídicas das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ituporanga e Taió.

 

DESENHO BARRAGEM RIO PERIMBO

Projeto da Barragem sobre o Rio Perimbó, em Petrolândia (Foto: Defesa Civil de Santa Catarina)

 

 

As terras, que estão na fase de desapropriação, darão lugar ao canteiro de obras e o próprio barramento. Em Mirim Doce está prevista uma barragem de contenção no Rio Taió com capacidade de armazenamento de 12,6 milhões de m3 de água. No município de Petrolândia, no rio Perimbó, o barramento deve conter cerca de 3,54 m3 de água. As estruturas visam a proteção de enchente nos municípios abaixo, como por exemplo, Mirim Doce, Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Ituporanga e Aurora.

 

As obras de contenção fazem parte do projeto de prevenção de desastres no Vale do Itajaí implementado pela JICA, em 2011. A região já conta com a barragem de José Boiteux, e as barragens sobrelevadas de Ituporanga e Taió. Conforme o estudo da Jica, para melhorar o sistema preventivo de cheias em todo o Vale, outras barragens e melhoramentos fluviais são necessários. Sendo que tudo está em estudo para fins de licenciamento ambiental.

 

Fonte: Albanir Junior / Câmara de Vereadores de Taió / Defesa Civil de Santa Catarina


 

Justen Celulares
Peça sua
música