Rui Car
28/04/2021 15h54 - Atualizado em 28/04/2021 16h00

Vereadores solicitam realização do Projeto Bombeiro Mirim na cidade de Salete

Odair José Ferreira e Eduardo Schuvedler visitaram a sede do Corpo de Bombeiros Militar de Taió

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa
O presidente da Câmara de Vereadores de Salete, Odair José Ferreira, intermediou na tarde desta quarta-feira (28) a visita junto do vereador Eduardo Schuvedler ao comandante da 2ª CIA do Corpo de Bombeiros Militar de Taió, Tenente Leonardo Ardigó.
 
No encontro os parlamentares souberam as demandas dos bombeiros, se colocaram a disposição para ajudar na estruturação do quartel e solicitaram a realização do Projeto Bombeiro Mirim na cidade de Salete.
 
O Tenente Ardigó manifestou-se positivamente em atender o pleito, assim que passar o período da pandemia, e agradeceu a intenção dos representantes do legislativo em colaborar nas ações a comunidade.
 

Bombeiro Mirim

 

O curso aborda temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros.

 

As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade.

 

O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal, podendo ser realizadas aos sábados ou durante a semana, em horário inverso ao das atividades escolares. Durante o primeiro semestre o aluno recebe informações básicas e criam afinidades com o projeto e envolvidos no mesmo, e ao concluir este primeiro módulo se forma Bombeiro Mirim, o que lhe dá direito a receber o certificado de participação, o fardamento e frequentar as atividades dos módulos II e III, que abordam questões mais completas das questões citadas acima.

 

OBJETIVOS

 

Promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao Corpo de Bombeiros. Resultando ainda na melhora da auto-estima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável.

 

PÚBLICO-ALVO

 

Crianças e adolescentes entre 07 a 14 anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio.

 

Para saber mais acesse a página do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.


Justen Celulares