Rui Car
16/10/2022 16h12 - Atualizado em 17/10/2022 10h02

VÍDEO: Após Ituporanga, barragem de Taió também atinge o limite e começa a verter

Defesa Civil destaca que efeitos serão sentidos durante a madruga e manhã desta segunda-feira (17)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Após a barragem de Ituporanga atingir 100% da sua capacidade e começar a verter, por volta das 15h deste domingo (16), a barragem Oeste, de Taió, também chegou ao limite. Na cidade, o rio chegou a 5,40 metros na leitura das 16h, estando na cota de atenção.

 

 

Na tarde deste domingo, a barragem Oeste também atingiu 100% do seu volume, iniciando o vertimento de água, assim como já havia ocorrido na Barragem Sul nesta manhã”, informou a Defesa Civil de Santa Catarina por meio de uma nota hidrológica.

 

As comportas das duas barragens estavam fechadas desde a última segunda-feira (10). Na manhã de hoje uma comporta da barragem de Ituporanga foi aberta.

 

A Defesa Civil informou que as chuvas que caíram na região na madrugada e manhã deste domingo causaram elevação nos níveis dos rios da região. “O nível do rio no município de Rio do Sul está na cota dos 6,07m, dentro da conta de alerta na última leitura às 16h”, informou.

 

A Defesa Civil afirma que o vertimento das barragens não é motivo de preocupação para as comunidades ribeirinhas. “No momento, apenas uma pequena lâmina de água passa pelo vertedouro”, destacou, ressaltando que os efeitos da vazão de água só serão sentidos em Rio do Sul na noite deste domingo e manhã de segunda-feira (17).

 

O monitoramento continua em conjunto com as Defesas Civis dos municípios do Alto Vale.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares