Rui Car
24/12/2020 16h12

Vídeo: as imagens que traduzem a tragédia de Presidente Getúlio, que completa uma semana

No desastre, 21 pessoas perderam a vida. Dezoito delas viviam em Presidente Getúlio, a cidade mais atingida. Dos outros três mortos, dois estavam em Rio do Sul e outro em Ibirama

Assistência Familiar Alto Vale
Casa é destruída durante enxurrada em Presidente Getúlio (Foto: Clayton Ramos/SCC SBT)

Casa é destruída durante enxurrada em Presidente Getúlio (Foto: Clayton Ramos/SCC SBT)

Delta Ativa

Há uma semana, o Alto Vale do Itajaí era atingido por uma enxurrada. Na última quinta-feira (17), choveu em três horas em Santa Catarina o esperado para um mês inteiro. O resultado: destruição, famílias devastadas e muita tristeza. No desastre, 21 pessoas perderam a vida. Dezoito delas viviam em Presidente Getúlio, a cidade mais atingida. Dos outros três mortos, dois estavam em Rio do Sul e outro em Ibirama. Nos três municípios, as marcas serão profundas para quem conseguiu se salvar, afinal, ninguém sai ileso de uma tragédia como essa.

 

Para nós jornalistas, acostumados à coberturas difíceis, foi impossível deixar de se emocionar com as tantas histórias de vida, de perdas, de solidariedade.

 

“Tem sido uma experiência que nunca vou esquecer. Eu trabalhei em 2008 na tragédia no Vale, mas essa de Presidente Getúlio doeu demais. Que Deus conforte a cidade toda”, contou o cinegrafista do SCC SBT Marcos Fernandes, um dos profissionais do grupo que estiveram presentes em toda a cobertura.

 

E foi ele quem fez as imagens e editou o vídeo abaixo, e traduziu a tristeza vivida pelos moradores, bombeiros, voluntários, imprensa e todos que acompanharam essa tragédia.

 

Confira:

 

 

Homenagem às vítimas de Presidente Getúlio

 

Na manhã dessa quarta-feira (23), os Bombeiros Voluntários que atuaram nos resgates após a enxurrada que atingiu cidades do Alto Vale do Itajaí, fizeram uma homenagem às vítimas na cidade de Presidente Getúlio. Como forma de homenagear os moradores do local, os bombeiros remontaram uma árvore de Natal na Praça Otto Muller com objetos doados pela população e até mesmo com enfeites encontrados nos destroços da enxurrada.

 

Foto: Mateus Fontana/SCC SBT


FONTE: SCC10

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares