Rui Car
12/11/2023 14h48

VÍDEO: Coutinho emite alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Taió e região

Calor, umidade e instabilidades se formam durante a semana e tempo piora a partir de terça (14)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

O domingo (12) é marcado pelo sol em Santa Catarina, mas a presença do calor, umidade e instabilidades atmosféricas faz com que se formem nuvens, conforme as temperaturas ficam elevadas.

 

Entre a tarde e a noite, há condição para o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões do Estado, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina.

 

O risco é considerado baixo para ocorrências como destelhamentos, danos em rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. O calor intenso continua no Estado, principalmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense, onde as máximas variam entre 32 °C e 38 °C.

 

Sol deve aparecer entre nuvens neste domingo (12) pelo Estado – Foto: Defesa Civil SC

Sol deve aparecer entre nuvens neste domingo (12) pelo Estado (Imagem: Defesa Civil SC)

 

Instabilidades na segunda (13)

 

Já nesta segunda-feira (13), o dia começa com sol, mas há um aumento de nebulosidade em relação ao fim de semana. A formação de uma frente fria traz instabilidades para a região e favorece o retorno das chuvas de forma mais abrangente no Estado, em especial nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde não se descarta a ocorrência de tempestades com raios, rajadas de vento e queda de granizo.

 

O risco é moderado para ocorrências associadas a temporais. Com a presença da chuva, as temperaturas não sobem muito, porém permanece a sensação de abafamento nas primeiras horas da tarde, com temperaturas por volta dos 30 °C nas áreas ao Norte do Estado.

 

Calor e instabilidades devem continuar por SC na segunda (13

Calor e instabilidades devem continuar por SC na segunda (Imagem: Defesa Civil SC)

 
 

Terça (14) e quarta (15)

 

Entre a terça (14) e a quarta (15), o avanço de uma frente fria, em combinação com calor e umidade na região Norte do Brasil, deixa o tempo instável na região.

 

Essa condição favorece formação de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, há possibilidade de temporais isolados.

 

Com a presença da chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam mais amenas comparadas aos dias anteriores.

 

Para o Alto Vale, entretanto, o risco para novos alagamentos e deslizamentos é alto. Em vídeo divulgado neste fim de semana pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, ele destaca o grande volume de chuva que deve atingir a região a partir de terça, deixando principalmente os moradores de áreas mais baixas em alerta. Confira:

 

 
 
Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM / Com informações do ND+
Justen Celulares