Rui Car
14/10/2023 10h40

VÍDEO: Garganta do Diabo é interditada após vazão 7 vezes maior das Cataratas do Iguaçu

Vazão das cataratas atingiu 10,7 milhões de litros por segundo, em comparação com a média de 1,5 milhão

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Nilmar Fernando / fotoequipecataratas

Foto: Nilmar Fernando / fotoequipecataratas

Delta Ativa

As Cataratas do Iguaçu deram um verdadeiro espetáculo nesta sexta-feira (13), ao exibir aos visitantes uma quantidade de água 7 vezes maior do que o habitual. Devido a essa alta vazão, por questões de segurança, a passarela conhecida como Garganta do Diabo no Parque Nacional do Iguaçu precisou ser fechada às 11h15. Em vídeos que viralizaram nas redes sociais é possível observar a água fluindo sobre a passarela.

 

A vazão das cataratas atingiu 10,7 milhões de litros por segundo, em comparação com a média de 1,5 milhão. De acordo com os funcionários do parque, alcançar esse nível não é fácil e a situação se deve às fortes chuvas que atingiram o sul do Brasil nos últimos dias. A passarela foi fechada pela última vez em outubro do ano anterior, quando atingiu 10,4 milhões de litros por segundo.

 

Wemerson Augusto, gerente de comunicação do parque, explicou que as cataratas são monitoradas em tempo real e que uma equipe de técnicos está presente para supervisionar o fluxo das águas. Dependendo da intensidade, a passarela pode levar alguns dias para voltar a funcionar normalmente. Por outro lado, todos os mirantes ao longo da Trilha das Cataratas estão abertos e tornaram-se ainda mais deslumbrantes com a espetacular vazão de água.

 

 

Origem das Cataratas

 

A bacia do rio Iguaçu é o maior curso de água que banha o estado do Paraná. Ele é formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba na região metropolitana de Curitiba, segue o sentido leste-oeste, cortando todo o Estado e servindo de divisa com Santa Catarina. Após as cataratas, o rio percorre por mais 23 km até a região conhecida como a Tríplice Fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai, onde desagua no Rio Paraná.

 

Fonte: Daiane Lora / ND+
Justen Celulares