Rui Car
15/08/2020 10h34

Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em SC; assista

Registro do fenômeno foi feito em Irineópolis, no Planalto Norte do Estado

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

Dois vídeos feitos por moradores de Irineópolis, no Planalto Norte, mostram o exato momento em que uma espiral de tornado toca o chão. As imagens foram feitas na localidade do Rio Vermelho, no interior da pequena cidade de 11,2 mil habitantes. Segundo a Defesa Civil do Estado, o município foi um dos atingidos por dois tornados que passaram por Santa Catarina nesta sexta-feira (14). O outro ocorreu em Água Doce, no Meio-Oeste.

 

 

Outro registro de tornado em Irineópolis

 
 
Outras regiões de SC também tiveram registro de fortes temporais. Em Tangará, a cerca de 50 quilômetros de Água Doce, o fenômeno causou destruições, destelhamentos, e fez com que caminhões ficassem tombados às margens da rodovia. A estimativa da Defesa Civil é de que 90% dos imóveis da cidade tenham sido afetados.
 
 
Em Água Doce, onde também ocorreu um tornado, segundo o governo do Estado, o dia virou noite. Um vídeo mostra a escuridão na cidade em plena tarde de sexta-feira. Ao menos 700 casas ficaram destelhadas e outras 25 foram totalmente destruídas. Mais de 700 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e 11 tiveram ferimentos, sendo duas de forma mais grave. Não há informação sobre o estado de saúde delas.
 
 
No total, conforme a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas. Não há registro de mortes causadas pelos tornados. Outras 945 estão desalojadas ou desabrigadas, e cerca de 4,2 mil foram diretamente afetados pelo fenômeno. Ao menos 40 imóveis públicos também sofreram danos.
 
 
Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.
 
Justen Celulares