Rui Car
20/09/2022 14h46 - Atualizado em 20/09/2022 14h51

VÍDEO: Presidente Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU

Evento acontece em Nova York, nos Estados Unidos, ao longo da semana

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Eduardo Munoz / Getty Images

Foto: Eduardo Munoz / Getty Images

Delta Ativa

O presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça-feira (20), na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O evento acontece em Nova York, nos Estados Unidos, ao longo da semana.

 

O discurso de Bolsonaro começou pouco antes das 11h (horário de Brasília) e durou cerca de 20 minutos.

 

Na fala, Bolsonaro citou a Petrobras e o agronegócio e criticou governos “de esquerda” no Brasil – sem citar o nome do ex-presidente Lula, com quem disputa a eleição. Disse que o Brasil tem visto queda na pobreza e melhoria de indicadores econômicos, além de fazer um aceno às mulheres, grupo em disputa na eleição (veja aqui).

 

Veja abaixo a transmissão ao vivo da ONU: 

 

 

Confira somente o discurso do presidente no vídeo abaixo:

 

 

É tradição desde 1949 que o presidente brasileiro no cargo abra os discursos de líderes mundiais na Assembleia Geral. Esse foi o quarto discurso de Bolsonaro no evento – um deles feito de forma virtual em 2020, quando a Assembleia não ocorreu presencialmente pela primeira vez em sua história.

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Assembleia Geral, Csaba Kőrösi também discursaram antes de Bolsonaro nesta manhã.

 

Bolsonaro volta ao Brasil ainda hoje

 

Em Nova York, Bolsonaro tem previsto na agenda oficial após o discurso um encontro com o presidente da Polônia, Andrzej Duda. O presidente retorna ao Brasil ainda nesta terça-feira.

 

Bolsonaro viajou a Nova York logo após o funeral da rainha Elizabeth II, do qual participou na segunda-feira, 19, em Londres, na Inglaterra.

 

NÃO USAR ESSA FOTO

Foto: Leandro Fonseca / Exame

 

Ao sair do hotel rumo à sede da ONU, na manhã desta terça-feira, Bolsonaro já havia dito que temas prioritários em seu discurso seriam Petrobras e o agronegócio brasileiro. O presidente falou sobre o discurso ao ser recebido na saída do hotel por um grupo de apoiadores.

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também disse na ocasião que o discurso do presidente brasileiro seria “propositivo”.

 

Neste ano, a fala de Bolsonaro na ONU acontece dias antes do primeiro turno das eleições brasileiras, em 2 de outubro, com o presidente ainda atrás nas pesquisas na disputa com o ex-presidente Lula. Em declarações nos últimos dias, Bolsonaro havia afirmado também que faria um discurso “voltado para o Brasil”.

 
Fonte: Exame
Justen Celulares