Rui Car
30/12/2023 17h36

VÍDEO: Redemoinho de poeira arranca telhas de casas e assusta moradores em Lontras

Defesa Civil de Santa Catarina diz que esse fenômeno não é incomum e ocorre em dias de tempo estável

Assistência Familiar Alto Vale
Fenômeno atingiu residências em Lontras (Foto: Heliton Fischer / Arquivo pessoal)

Fenômeno atingiu residências em Lontras (Foto: Heliton Fischer / Arquivo pessoal)

Delta Ativa

Um redemoinho assustou moradores de Lontras, neste sábado (30). Era por volta das 12h15 quando o silêncio na casa de Heliton Fischer foi interrompido pelo barulho de telhas quebrando. Apesar do susto, a Defesa Civil de Santa Catarina diz que esse fenômeno não é incomum.

 

A câmera de segurança da casa de Heliton registrou o momento que a espiral de vento passa pela Rua Eleonora Woleck. Quando o morador correu da cozinha para ver o que era, o redemoinho já tinha atingido o telhado de ao menos três casas. A cena assustou a família.

 

Eu já vi redemoinho, mas não dessa altura. Tinha uns cinco metros, alcançava o poste“, conta.

 

O nome técnico do que ocorreu em Lontras é Dust devil, explica a meteorologista Francine Sacco, da Defesa Civil do Estado. Segundo ela, é um fenômeno bem comum na região central do Brasil.

 

Ele se forma em dias de céu claro, ou seja, com umidade do ar baixa. A explicação está em um local aquecer mais que os arredores formando uma área bem pequena de baixa pressão que em contato com ar adjacente mais frio ou menos aquecido acaba formando a espiral.

 

As pessoas geralmente se assustam e pensam que se trata de um tornado, mas esses redemoinhos se formam em condições bem distintas dos tornados, ou seja, em condições de estabilidade e tempo bastante seco“, pontua a meteorologista.

 

Vídeo mostra passagem do redemoinho:

 

 
Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares