Rui Car
06/05/2023 09h59 - Atualizado em 06/05/2023 10h00

VÍDEO: Rei Charles III é coroado na Abadia de Westminster, em Londres

Oito meses após ter se tornado rei, Charles 3º, de 74 anos, foi coroado, neste sábado (6)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Phil Noble / Pool / AFP

Foto: Phil Noble / Pool / AFP

Delta Ativa

O rei Charles 3º, 74 anos, foi coroado na manhã deste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, durante uma cerimônia religiosa grandiosa diante de 2.300 convidados. Entre os convidados estavam uma centena de chefes de Estado estrangeiros, como o presidente brasileiro Lula. A coroação acontece oito meses após Charles ter se tornado rei.

 

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocou a coroa de Saint Edward sobre a cabeça de Charles 3º. Sua esposa, a rainha consorte Camilla, de 75 anos, foi coroada imediatamente após.

 

Acompanhe a coroação:

 

 

Ruas dominadas pelo vermelho, branco e azul

 

As ruas de Londres foram dominadas neste sábado (6) pelo vermelho, branco e azul, as cores da bandeira britânica, para a coroação do rei Charles 3º, e milhares de pessoas lotaram desde a madrugada os arredores do Palácio de Buckingham.

 

Caryl Hall, 55 anos, acordou cedo com os filhos adolescentes. “Estou muito emocionada. O ambiente é bom, amistoso, alegre, patriótico”, disse Hall, enrolada em uma bandeira britânica e com uma coroa de plástico na cabeça.

 

A alguns metros, no entanto, pelo menos seis ativistas do grupo antimonarquia “Republic” foram detidos quando pretendiam protestar contra a coroação, de acordo com os organizadores da manifestação.

 

Quase 20 membros do grupo ecologista “Just Stop Oil” também foram detidos perto da área da procissão, observaram jornalistas da AFP. As detenções, no entanto, não impediram a continuidade da festa.

 

O rei e sua esposa desfilaram em uma carruagem pelo centro da cidade, em um trajeto curto entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster.

 

Milhares de admiradores da monarquia madrugaram ou passaram várias noites acampados no ‘Mall’, a grande avenida que começa no Palácio de Buckingham.

 

Vale a pena madrugar para ter um bom lugar”, disse o londrino Bokenham, que usava um gorro de lã com a bandeira da Grã-Bretanha.

 

Hillary, 72 anos, e sua filha Jo, 47, pegaram o trem nas primeiras horas do dia para acompanhar o evento de perto.

 

É histórico. Ele nunca será a rainha [Elizabeth 2ª], mas é nosso rei e hoje só queremos celebrá-lo”, disse Hillary, que não revelou o sobrenome.

 

A Union Jack, a bandeira britânica, estava onipresente: em faixas, camisas e pintada no rosto das pessoas. Também era possível observar muitas coroas, de peças simples de plástico até objetos mais sofisticados.

 

Parte da história

 

Muitos viajaram do exterior, incluindo Christine Wilen, uma enfermeira canadense aposentada. “Eu fiz a viagem para a coroação”, declarou a mulher de 55 anos. “Estou muito emocionada de estar aqui, de fazer parte da história. Sempre fui monarquista”.

 

As pesquisas mais recentes indicam que o apoio à realeza está em queda, em particular entre os mais jovens.

 

A polícia prendeu seis dos nossos organizadores e confiscou centenas de cartazes com a frase ‘Not my king’ (Não é meu rei)”, afirmou um porta-voz do grupo ‘Republic’, que reuniu várrios integrantes em Trafalgar Square com o objetivo de vaiar a procissão real.

 

É exatamente por isso que estamos aqui hoje. A monarquia representa tudo que está errado no Reino Unido: privilégios, desigualdade e falta de democracia”, declarou à AFP Martin Weegman, um dos manifestantes.

 

Mas os opositores da monarquia eram superados amplamente pelos fãs da família real, que incluíam Caba Mendes, morador de Londres de 21 anos. “É um grande dia para o país”, disse, enquanto fotografava a procissão com o smartphone.

 

Helen Rimmer, que viajou de Cumbria (noroeste da Inglaterra) na sexta-feira à noite, garantiu um lugar antes do amanhecer. “É um momento muito especial, em particular para nosso país e para a ‘Commonwealth’. Pelo ambiente, por tudo. É uma grande celebração. É fantástico”, disse.

 

Fonte: AFP / Via: ND+
Justen Celulares